Apoio técnico à implantação de Núcleos Cooperativistas

27 de Julho de 2009

cooperativas-1.JPG Na última quinta-feira(23), 35 pequenos produtores rurais do município de Camaquã foram recebidos no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG/UFPel) para a primeira fase do Curso de Capacitação em Técnicas Cooperativistas, que traz apoio técnico à implantação de núcleos de indução cooperativista da região sul do Rio Grande do Sul.
cooperativas.JPG O projeto é desenvolvido em duas fases: a primeira foi destinada à confecção de material didático a ser utilizado nas capacitações; na segunda fase é realizada a implantação dos cursos para a formação da cooperativa. O projeto conta com recursos da SETEC-MEC e está sendo executado pelas professoras Cinara Ourique Nascimento e Cleuza Farias e pelos alunos Aida, Heron, Veridiana e Pedro, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. O projeto visa fomentar o cooperativismo em 100 núcleos familiares até o final de 2009, atingindo cerca de 400 pessoas.
Segundo a professora Cinara Nascimento (coordenadora), através desse projeto o CAVG/UFPel vem ao encontro das demandas da comunidade que necessitam apoio técnico para organizarem-se ou reciclarem-se, contribuindo para que estas comunidades busquem novas alternativas de geração de empregos e agregação de renda, permitindo também aos alunos uma vivência prática de gestão nas cooperativas.
cooperativas-2.JPG Emocionado, um produtor rural brindou a todos com um poema de agradecimento após a reunião e palestras. De sua parte, o diretor do CAVG, professor Hugo Stephan, destacou a importância de ações extensionistas e de inclusão como esta, que vem pautando as atividades do educandário da UFPel.