UFPel lança incubadora para geração de trabalho e renda

23 de Julho de 2009

Está programada para esta sexta-feira(24 de julho), às 19h, no Centro de Integração do Mercosul, a programação de lançamento da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG/UFPel). Tendo como suporte o Programa de Formação e Desenvolvimento de Empreendimentos Econômicos e Solidários, que representa o desenvolvimento da extensão universitária, a ITCP objetiva prestar assessoria para a formação, desenvolvimento e (re)ordenamento de experiências de Economia Solidária em Pelotas e região.
Através de ações propostas no ideário da Economia Solidária e envolvendo docentes, discentes da UFPel e representantes da comunidade, a incubadora se propõe a promover a construção de alternativas no âmbito da geração de trabalho e renda.
O eixo principal das atividades compreende a identificação e análise dos modelos de autogestão que concretize formas autônomas, emancipatórias e sustentáveis, de organização do trabalho, promovendo a formação de uma Rede de Economia Solidária.
Segundo a coordenadora da Incubadora, professora Maria Lúcia Monteiro, as ações deste Programa estarão voltadas para trabalhadores desempregados, inseridos na informalidade, pequenos produtores rurais, assentados e quilombolas, apenados e egressos do sistema prisional, entre outros segmentos sociais. Serão atendidas as demandas oriundas das associações de bairros, sindicatos, cooperativas de trabalhadores, ONGs e demais formas de organizações sociais representativas da sociedade civil. “Assim estaremos proporcionando para os trabalhadores historicamente excluídos, que têm como trabalho serviços pontuais e efêmeros, a possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, observa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (53)91610631 ou pelo e-mail incubadoracavg@gmail.com .