Ministro Jobim profere Aula Magna do ano 40 da UFPel

23 de Julho de 2009

n-jobim.bmp O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, profere a Aula Magna da UFPel de 2009, no dia 7 de agosto, às 10h, no Auditório Bruno de Mendonça Lima, da Faculdade de Direito. A programação integra as festividades alusivas ao quadragésimo aniversário da Universidade, que foi criada a 8 de agosto de 1969, por ato do Ministro Tarso Dutra. Em seu terceiro mandato, o reitor Cesar Borges presidirá as comemorações.
Gaúcho de Santa Maria, Nelson Azevedo Jobim, 61 anos, atual Ministro da Defesa do governo Lula, é um político experiente, que traz em sua trajetória passagens pelo Congresso, Ministério da Justiça (no governo FHC) e Supremo Tribunal Federal (STF). Após assumir a presidência do STF, em junho de 2004, dedicou grande parte de sua agenda a audiências com parlamentares, governadores e prefeitos. Ficou conhecido como o mais político dos onze membros da Corte.
Neto do ex-governador do Rio Grande do Sul, Walter Só Jobim, obteve o diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (1964-1968) na Faculdade de Direito da UFRGS. Após a formatura, dedicou-se ao exercício da advocacia, foi presidente da sub-secção da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Maria, no biênio 1977-1978, e vice- presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio Grande do Sul, no biênio 1985-1986. Também foi membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e do Instituto dos Advogados Brasileiros, sediado no Rio de Janeiro. Advogou de 1969 até 1994.
Magistério
Professor Adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria em Direito Processual Civil, Introdução à Ciência do Direito e Filosofia do Direito. No magistério, foi professor da Escola Superior de Magistratura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, lecionando Direito Processual Civil, Introdução ao Direito e Filosofia do Direito (1980-1986). Também lecionou na Escola Superior do Ministério Público da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, até 1986. É professor-adjunto da Universidade de Brasília.
Política
Na política, foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul, para a 48ª legislatura (1987-1991). Durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, foi relator-substituto na elaboração do Regimento Interno da ANC; suplente da Subcomissão do Poder Legislativo; Suplente da Comissão de Organização dos Poderes e Sistema de Governo; membro titular da Comissão de Sistematização; relator-adjunto da Comissão de Sistematização. Exerceu as funções de vice-líder e, posteriormente, líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara dos Deputados, em 1989.
Reeleito deputado federal para a 49ª legislatura (1991-1995), foi relator da Comissão de Reestruturação da Câmara dos Deputados (1991), relator da Comissão Especial relativa à denúncia contra o presidente da República, Fernando Collor, pela prática de crime de responsabilidade (1992) e Relator da Revisão Constitucional (1993-1994).
Exerceu o cargo de ministro da Justiça, de 1º de janeiro de 1995 a 7 de abril de 1997, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em 25 de julho de 2007 assume o cargo de Ministro da Defesa do governo Lula, ocupando a vaga de Waldir Pires, desgastado pela crise aérea.