UFPel investe em acessibilidade

22 de Julho de 2009

Ambulatório da Faculdade de Medicina foi totalmente adaptadoCom o objetivo de garantir maior acessibilidade e segurança aos portadores de necessidades especiais, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está investindo na reforma e adequação de suas instalações. No cronograma está a construção de rampas de acesso na entrada e saída dos prédios, banheiros para deficientes e instalação de elevadores e plataformas elevatórias em prédios com mais de um andar.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Élio Paulo Zonta, as adequações já aconteceram em vários prédios da universidade. Um dos prédios com este novo perfil é o da Faculdade de Administração e Turismo onde foram construídas rampas de acesso, banheiros para deficientes e instalada uma plataforma elevatória. Na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel os banheiros foram reformados recebendo adaptações para deficientes e o prédio receberá rampas e plataforma elevatória. Já o prédio da Reitoria no Campus Porto foi totalmente projetado com rampas e elevador e todos os pavimentos possuem banheiros para deficientes. Da mesma forma, as obras no Bloco B e na Biblioteca do Campus Porto, que serão concluídas ainda neste ano, também estão sendo feitas para contemplar os portadores de necessidades especiais. O Ambulatório da Faculdade de Medicina também foi totalmente adaptado. Na Faculdade de Medicina as obras de instalação de um elevador já iniciaram.

De acordo com Zonta, os projetos que estão em andamento na universidade já agregam a preocupação com a acessibilidade. É o caso da nova Casa do Estudante que será na rua Conde de Porto Alegre, no terreno que está sendo adquirido será construído um edifício para receber os estudantes. Outros empreendimentos também favorecerão os portadores de necessidades especiais como a reforma nos prédios do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, do curso de Engenharia Geológica, da antiga COTADA e do Posto Periférico Areal Leste e ainda, a construção dos novos prédios para o Conservatório de Música, para a Faculdade de Meteorologia, junto ao CAVG,  para o curso de Química Industrial, para salas de aula no Campus Capão do Leão e para o Planetário.