Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Saiba um pouco mais sobre os cursos de Antropologia e Arqueologia oferecidos no Vestibular da UFPel

26 de Junho de 2009

O curso de Bacharelado em Antropologia oferecido no Vestibular de Inverno de 2009 pela UFPel possui duas habilitações, uma em Antropologia Social e Cultural (30 vagas) e a outra em Arqueologia (20 vagas). É um curso noturno, sendo as disciplinas práticas desenvolvidas no período diurno. Conheça um pouco mais sobre os cursos.
O que é a Antropologia

A antropologia é uma ciência cujas teorias e diferentes métodos e técnicas de pesquisa buscam descrever, entender ou interpretar as diferentes relações dos homens e das mulheres em sociedade, no sentido de reconhecer e valorizar a diversidade cultural das populações humanas.
Para a formulação de tais teorias os antropólogos se baseiam em pesquisas de campo, nas quais visam conviver com as populações com as quais pesquisam e aprender suas práticas e pensamento, sua cultura.
O que é a Arqueologia
É uma ciência que dispõe de um conjunto de métodos e técnicas que permite localizar, analisar e interpretar os indícios materiais da presença e da atividade dos homens no seu quadro natural e cultural. O arqueólogo estuda os sistemas sócio-culturais, sua estrutura, funcionamento e transformações com o decorrer do tempo, a partir da totalidade material transformada e consumida pela sociedade.

Seção: Notícias