Obesidade é tema de mais um estudo

24 de Junho de 2009

banca-estudo-obesidade.JPG O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel, David González Chica, defendeu a tese ‘Efeito de condições sócio-demográficas e do crescimento precoce sobre a obesidade abdominal em adultos jovens: Resultados da Coorte de 1982′, na tarde desta terça-feira. Considerada como doença desde 1985, a obesidade vem merecendo atenção cada vez maior por parte dos médicos e instituições de saúde pelos problemas associados, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças cardíacas, distúrbios respiratórios e do sono, além da artrose.
David foi orientado pelo professor do PPGE Cesar Victora e avaliado por banca formada pela professora do PPGE Denise Gigante, e pelo examinador externo Carlos Monteiro, doutor em Saúde Pública, PhD pelo Instituto de Nutrição Humana da Columbia University e coordenador científico do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Nupens/USP.
Índice de massa corporal (IMC), fatores hereditários e, principalmente ,a posição sócio-econômica dos pais e a forma com que se dá o crescimento do bebê, foram questões levantadas pelo aluno como determinantes à obesidade. Também foi feita uma diferenciação dos tipos de gordura que vamos acumulando desde cedo, alertando para um maior perigo daquela situada em torno da cintura.

(Na foto, os integrantes da banca examinadora e o professor Cesar Victora)