UFPel e Unipampa assinam protocolo de cooperação

23 de Junho de 2009

unipampa-006.jpg A Universidade Federal de Pelotas e a Unipampa assinaram na tarde desta terça-feira(23), no gabinete da Reitoria da UFPel, protocolo de cooperação técnica nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. O acordo foi firmado pela reitora da Unipampa, professora Maria Beatriz Luce, e pelo reitor da UFPel, professor Cesar Borges. O protocolo oficializa a cooperação já existente entre as duas instituições e servirá como documento oficial para abrigar ações a serem desenvolvidas em conjunto pelas universidades.

O reitor da UFPel, durante o ato de assinatura, frisou que a metade sul do Rio Grande do Sul depende das ações das suas universidades públicas, que passam a ter agora uma maior ligação. Destacou a expansão universitária promovida pelo Reuni nas duas instituições e referiu-se às ações de mobilidade acadêmica que advirão do acordo, com o intenso intercâmbio de professores e estudantes que a proximidade física entre as instituições permite.

Borges, na cerimônia, anunciou que a Superintendência do Patrimônio da União(SPU) doou à UFPel um prédio em Santana do Livramento que abrigará, a partir de março de 2010,  o Núcleo de Estudos Fronteiriços, que será uma extensão do Centro de Integração do Mercosul da Universidade, que tem sede em Pelotas. O novo órgão será aberto a outras universidades e instituições.

A participação da UFPel na criação da Unipampa foi lembrada pela professora Maria Beatriz Luce em sua manifestação. Ela ressaltou que as duas instituições já desenvolvem várias ações em conjunto, como a de qualificação de pessoal técnico-administrativo da Unipampa e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com foco no desenvolvimento regional. Na área tecnológica, recordou o projeto de infovia que está sendo desenvolvido nas duas universidades. Protocolo semelhante ao firmado nesta terça-feira com a UFPel, informou a reitora, também foi assinado pela Unipampa com a Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), a outra instituição federal de ensino superior do Rio Grande do Sul que gestou a Universidade Federal do Pampa.