UFPel sediará, em 2011, IX Encontro sobre Diamante, Carbono Amorfo, Nanotubos e materiais relacionados

16 de Junho de 2009

O curso de Engenharia de Materiais da UFPel deverá organizar o IX Encontro sobre Diamante, Carbono Amorfo, Nanotubos e Materiais Relacionados, que está programado para 2011. Desde a primeira versão do encontro, realizado em 1998 em São José dos Campos, sob o título “Workshop sobre Diamante, Carbono Amorfo, Nanotubos e Carbeto de Silício”, o evento tem propiciado a interação entre os grupos de pesquisa que se dedicam a estes temas no Brasil.

A cada ano os encontros têm contado com a participação de um número marcante de docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Química, Física, Engenharia e Ciências dos Materiais. A última edição do evento aconteceu em 2009 e foi realizada em Aracaju. Durante o evento, o professor Neftalí L. V. Carreño, coordenador do curso de Engenharia de Materiais da UFPel, foi um dos palestrantes convidados pelo programa de Pós-Graduação de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Sergipe, um dos grupos organizadores do encontro. A IX edição do Encontro sobre diamante, Carbono amorfo, nanotubos e materiais relacionados, pretende dar continuidade à sequência de reuniões.

Na semana passada, o grupo de pesquisa coordenado pelo professor Neftalí aprovou o Projeto de auxílio à pesquisa, envolvendo o tema do congresso, no Edital/Chamada: MCT/CNPq nº 62/2008 - Jovens Pesquisadores (Nanotecnologia) intitulado: Encapsulamento Seletivo de Hidrogênio em Nanoestruturas de Carbono Microporosas. A aprovação dará apoio às atividades de pesquisa e inovação desenvolvidas com alunos dos cursos de Engenharia de Materiais e Química da UFPel, bem como com outros pesquisadores da Universidade.