PRG inicia programa de formação docente para professores ingressantes

16 de Junho de 2009

professores-ingress.jpg A Pró-Reitoria de Graduação deu início nesta segunda-feira(15), no auditório da Faem, ao “Programa de formação/integração do professor ingressante à cultura acadêmica da UFPel”. O programa pretende se constituir num dispositivo institucional, voltado tanto para a integração do novo professor na cultura acadêmica da UFPel, quanto para contribuir com processos de avaliação institucional potencialmente direcionados às demandas pedagógicas, resultantes das transformações técnico-científicas e sócio-culturais.
O primeiro tema a ser desenvolvido no projeto, cujas atividades irão acontecer ao longo do ano de 2009, foi “O programa Reuni e a Universidade Federal de Pelotas: retrospecto histórico e atuais metas, desafios, potencialidades e limites.”
Ao dar início ao evento, a pró-reitora Eliane Póvoas falou sobre a necessidade de exercitar formas diferentes de gestão, que levem a uma nova Universidade. “A cultura acadêmica precisa ser refeita e caberá a cada um essa reconstrução cultural”, enfatizou, afirmando que o evento oportuniza a construção de espaços coletivos para discussões e encaminhamentos.
Em sua exposição, o reitor Cesar Borges saudou as centenas de novos professores presentes ao evento, que, segundo ele inauguram uma nova fase da Universidade. Ele destacou os avanços conquistados com a adesão ao Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e deixou claro que a UFPel deve trabalhar com o conceito de interdisciplinaridade. “É preciso avançar, apesar das resistências, que são normais”, observou.
A integralidade das atividades ligadas ao programa de formação/integração do professor contabiliza 40 horas no total. O professor que ingressou na universidade nos últimos três anos deverá cumprir pelo menos 70% dessas atividades de forma presencial. A participação de todos os demais professores da UFPel também é bem-vinda. Nesse sentido, todos estão convidados a participar das palestras e mini-cursos previstos na programação do projeto.
As atividades do Programa serão sempre divulgadas junto à página da UFPel (www.ufpel.tche.br), da Pró-reitoria de Graduação (http://prg.ufpel.edu.br) e, via memorando, para os departamentos.