Miniciclo de palestras da Engenharia Hídrica abordará a proteção ao ambiente

22 de Maio de 2009

O curso de Engenharia Hídrica da UFPel, a Fepam, o Ministério Público, a OAB e a Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas realizam dia 5 de junho, no Dia do Meio Ambiente, Miniciclo de Palestras, que terá como local o miniauditório do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG). A iniciativa tem a ação conjunta da Fepam e do Ministério Público, através do promotor Paulo Charqueiro, que fará o lançamento da campanha de recolhimento de pilhas e baterias durante a abertura do evento.

“O ambiente vem sofrendo constantes agressões com o descarte inadequado de pilhas e baterias, afinal elas estão presentes em todos os lugares, carros, laptops, MP3, celulares, lanternas entre tantos equipamentos de uso corrente. Novamente cabe a sociedade modificar essa situação e dar um destino ambientalmente correto à esses materiais, participando da campanha Recolhimento de Pilhas e Baterias Usadas que será lançada no evento”, considerou o professor Gilberto Collares, coordenador do curso de Engenharia Hídrica da UFPel. O evento é apoiado pela Efegê, Veja Solvi e Rio Grande Ambiental.

Vários temas relacionados a conservação e manejo de recursos hídricos, imprescindíveis ao uso e gestão das águas, serão explanados em palestras proferidas durante o Miniciclo. Conforme o professor Collares, a legislação está contribuindo cada vez mais para a proteção do meio ambiente, porém cabe ao homem a tarefa mais importante, que é a de evitar o dano, reduzir a formação de resíduos, reaproveitar materiais e utilizar a água de maneira consciente.

“Com isso, o grupo da Engenharia Hídrica promove e espera que essas palestras sirvam como referência a uma nova atitude frente aos desafios de conservar a água e o meio em que vivemos”, afirmou o coordenador. O Miniciclo é destinado aos alunos dos cursos de Engenharia Hídrica, de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos e de Técnico em Meio Ambiente do CAVG.

Confira nos arquivos a seguir o material de divulgação do evento.

cartaz.pdf

frente-do-folder.pdf