Convênio Capes/Cofecub traz pesquisadora francesa à Faem/UFPel

22 de Maio de 2009

A professora Nathalie Picault, da Université de Perpignan, França, está em Pelotas, onde pelo período de duas semanas participa de uma missão de pesquisa junto ao Centro de Genômica e Fitomelhoramento, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel).
O trabalho desenvolvido pela professora está dentro de um projeto em colaboração com a Capes e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil -(Cofecub), sobre análise transcritômica de plantas de arroz sob estresse por ferro. Os objetivos são identificar genes e outros elementos no genoma que atuam na resposta a toxidez por ferro em arroz.
O trabalho pela UFPel é coordenado pelo professor Antônio Costa de Oliveira e busca identificar genes para serem transferidos às cultivares de arroz irrigado da região. Como parte da comemoração dos 30 ano sdo Convênio Capes/Cofecub e do ano da França no Brasil, os dois professores participam de evento em Salvador-BA, de 24 a 26 de maio.