UFPel recebe Carta-convite do Exame Amrigs

19 de Maio de 2009

A mais tradicional prova na área de saúde do Estado chega aos municípios gaúchos. O Exame Amrigs, que vem qualificando há quase 40 anos a formação dos jovens médicos, já tem data marcada: as inscrições da edição de 2009 estarão abertas entre os dias 14 de setembro e 13 de outubro. As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria. Em 2008, participaram do processo 1.393 candidatos de 18 instituições com a oferta de 22 especialidades ou programas de residência médica.
As instituições utilizam a avaliação como critério de seleção de jovens médicos para a residência médica. Por essa razão, a carta-convite do Exame AMRIGS 2009, com a apresentação das novas propostas, será entregue nesta quarta-feira (20), às 11h30min,  à UFPEL.
A equipe do Núcleo Técnico Científico e os Diretores da AMRIGS, com a presença do Dr. Tulio Miguel Schein Wenzel, estará visitando as COREMES (Comissão de Residência Médica) para convidá-los, novamente, a fazer parte das instituições que utilizam o Exame AMRIGS para as seleções de Residência Médica.
Para este ano está aberta a possibilidade dos alunos do 4º ano de Medicina prestar o Exame. “É uma ótima oportunidade para os futuros médicos se auto-avaliarem. É como uma espécie de simulado”, explica a supervisora do Núcleo Técnico Científico AMRIGS Viviane Balestrin.
A Universidade Corporativa da AMRIGS (UniAMRIGS), responsável pelo exame, também faz a qualificação científica dos acadêmicos, residentes e médicos do estado, por meio de Programas de Educação Continuada (PEC).
Sobre o Exame:
O Exame AMRIGS, há 38 anos, faz a avaliação do conhecimento e das habilidades específicas indispensáveis ao exercício ético e qualificado da Medicina no RS. Caracterizado como a mais importante e tradicional prova na área da saúde do estado, tem também como objetivo a seleção para programas de residência médica e a auto-avaliação.
A elaboração do Exame AMRIGS conta com a efetiva participação de representantes de todas as faculdades de medicina do Estado. “Isso permite uniformidade e contempla peculiaridades de cada universidade, de modo que a característica da prova esteja em consonância com o perfil da formação dos nossos médicos”, reforça Dr. Dirceu Rodrigues, presidente da Associação Médica do RS.