Faem sedia 5º curso de formação de auditores do sistema de armazenagem de grãos

19 de Maio de 2009

img_0150.jpg Já está em andamento a quinta edição do Curso “Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos”, realizado no Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial (DCTA), da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel). O curso conta com a participação de 30 profissionais de vários estados brasileiros e com ministrantes da UFPel, da Conab, do Inmetro, da UFRGS e da UFSM.

A abertura do curso, que é voltado a engenheiros agrônomos e engenheiros agrícolas, contou com representantes de diversas entidades e docentes de diversas universidades, entre elas a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Representando o reitor Cesar Borges e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o diretor do Departamento de Extensão e Treinamento, João Nelci Brandalise, disse que a realização do curso contempla o desafio da busca de competências e conhecimento tecnológico para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

“A nova legislação, que impõe a realização dos cursos, estimula o esforço para que o processo de certificação seja realmente efetivo, levando à redução das perdas na armazenagem e à maior qualificação do setor”, opinou o superitendente da Conab no Rio Grande do Sul, Carlos Manoel Farias.

Marilson Campos, da superintendência da Conab em Goiás, vê na realização dos cursos a profissionalização do setor, enfatizando que a realização do mesmo na UFPel é um atestado da contribuição da instituição nesta área.

“O trabalho sério e a criação de novas normas e sistemas de auditoria mostram ao mercado externo que temos um setor regularizado e regulamentado”, avaliou o presidente da Comissão Nacional de Armazenagem, Pedro Sérgio Beskow. A opinião foi compartilhada pelo diretor da Fecoagro, Ricardo Lúcio, que destacou também a importância da nova regulamentação no aspecto social e ambiental, para o qual disse que as cooperativas devem estar preparadas.

O diretor do DCTA, professor Leonardo Nora, destacou a distinção recebida pela UFPel e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) ao se constituírem nas duas únicas universidades a sediar e organizar os cursos.  Já o coordenador dos cursos na UFPel, professor Moacir Cardoso Elias, lembrou a característica pouco comum da iniciativa, ao juntar duas profissões para a discussão e aprendizado de um tema tão relevante. Segundo ele, até o dia 27, o curso debaterá aspectos técnicos e de legislação, o que envolve também a atualização tecnológica.

A UFPel, através do Laboratório de Grãos da Faem/DCTA, é a instituição que formou o maior número de auditores técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos.