Vem aí a Semana da Matéria Escura e da Energia Escura

18 de Maio de 2009

cartaz_semana_final1.jpgDe 25 a 29 de maio, será realizada no Auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, a Semana da Matéria Escura e da Energia Escura. O evento será transmitido pela internet (mms://itv.cbpf.br/semana), sempre às 18h30min. As inscrições estão abertas no Departamento de Física da UFPel (tel. 3275- 7345) ou no IF-RS (tel. 2123-1021).
O evento será constituído de cinco palestras dedicadas ao público leigo para a divulgação do “estado da arte” do conhecimento atual sobre dois dos temas mais instigantes da astronomia na atualidade - a matéria escura e a energia escura.
A promoção é do DES-Brazil, grupo de pesquisadores brasileiros envolvido na colaboração internacional para estudo da energia escura denominada Dark Energy Survey. Os convidados ministrarão as palestras em inglês, com tradução simultânea para o português, tanto no auditório como nas transmissões pela internet.
Programação:
25/5 - A Matéria Escura - Dr. Ravi Sheth (Universidade da Pensilvânia)
26/5 - Supernovas e a Energia Escura - Dr. Joshua Frieman (Universidade de Chicago)
27/5 - Os Aglomerados de Galáxias e a Energia Escura - Dr. Timothy Mckay (Universidade de Michigan)
28/5 - As Lentes Gravitacionais, a Matéria Escura, e a Energia Escura - Dr. Bhuvnesh Jain (Universidade da Pensilvânia)
29/5 - A Distribuição de Galáxias no Universo como Teste para a Energia Escura - Dr. Enrique Gztañaga (Instituto de Estudos Espaciais da Catalunia)