Lepaarq e CAVG fazem exposição arqueológica

18 de Maio de 2009

Entre os dias 12 e 15 de maio, numa parceria entre o Laboratório de Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) do Instituto de Ciências Humanas(ICH) e o setor de História do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG) da UFPel, foi realizada a exposição “A Arqueologia contando nossa história”, no centro recreativo do CAVG, com a presença de mais de 150 alunos. Além da visita à exposição arqueológica, os estudantes assistiram a uma palestra sobre Patrimônio Cultural, Arqueologia e Pré-História.

As atividades foram realizadas no atendimento de uma solicitação das professoras de história, Alessandra Gasparotto e Liziane Manke, com o objetivo de aprofundar o ensino de pré-história junto aos alunos do primeiro ano. O programa traçado em conjunto pelo Lepaarq e pelo CAVG incluirá outras atividades previstas para o semestre, que englobam uma visita ao Laboratório, produção de cerâmica indígena e visitação guiada a sítios arqueológicos de Pelotas.  Alunos dos cursos de História e Antropologia cooperaram com a exposição.

Os professores organizadores foram Fábio Vergara Cerqueira (ICH), Alessandra Gasparotto (CAVG) e Liziane Manke (CAVG), com os estudantes Mariciana Zorzi (Turismo / UFPel) e Cristiano Gehrke (História / UFPel). Atuou ainda no projeto o servidor técnico-administrativo Jorge de Oliveira Viana, do Lepaarq.