Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Capes publica edital para pesquisa conjunta com Portugal

18 de Maio de 2009

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou na quarta-feira, 13, o edital para a seleção de projetos conjuntos de pesquisa com intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e de Portugal, o Programa Capes-FCT. As inscrições vão até o dia 15 de junho de 2009.
O edital visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa para iniciarem as atividades no ano de 2010. A duração máxima de financiamento será de dois anos, renovável por mais um. A proposta de projeto de pesquisa deve prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos.
O responsável por apresentar o projeto, o coordenador de equipe, deve ser detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos. A equipe deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um Programa de Pós-Graduação, além do coordenador.
Outro requisito que a proposta deverá atender é estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7. Assim como contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas. Além de possuir caráter inovador considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional.
O edital prevê duas missões de trabalho por ano por projeto. As missões de trabalho consistem no financiamento de viagens para docentes doutores da equipe, com duração mínima de sete e máximo de 60 dias. E também duas missões de estudo, que são a concessão de bolsas de estudo no exterior aos estudantes participantes dos projetos, nas modalidades: doutorado sanduíche (com duração de quatro a 12 meses) e pós-doutorado (com duração de três a 12 meses).
O Programa Capes-FCT se apóia no Tratado de Amizade assinado entre Brasil e Portugal em 22 de abril de 2000 e no Convênio entre Capes e o Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior do Governo de Portugal (Grices) assinado em 30 de outubro de 2002.
A previsão é que os resultados sejam divulgados em novembro deste ano. Para mais detalhes, confira o edital no endereço www.capes.gov.br/editais/abertos .

Seção: Notícias