Universidade Aberta do Brasil projeta crescimento

20 de Abril de 2009

encontro-uab.jpg O primeiro encontro estadual da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Rio Grande do Sul, realizado no sábado (18), na Charqueada da Boa Vista, projetou e discutiu as potencialidades, métodos de aprendizagem , perspectivas de crescimento e metas do sistema para os próximos anos. Participaram do evento, promovido pela UFPel e pelo IF-Sul, com o apoio da UFRGS e Furg, cerca de 250 pessoas, entre prefeitos e secretários de Educação dos municípios polos e autoridades do MEC.

Na avaliação da pró-reitora de Graduação e coordenadora da UAB na UFPel, instituição gaúcha com o maior número de polos, professora Eliana Povoas, o encontro foi positivo e mostrou o fortalecimento das parcerias entre as instituições federais de ensino superior(ifes), os municípios e o MEC.

Presente ao encontro, o reitor Cesar Borges revelou a intenção da Universidade de realizar um trabalho junto à fronteira, com apoio das embaixadas do Uruguai e Argentina, bem como em ministrar cursos a distância em universidades da África.

A UFPel possui cerca de três mil alunos em 33 polos espalhados pelo Rio Grande do Sul, sendo um em Santa Catarina e dois no Paraná, oferecendo cursos nas áreas de licenciaturas em Pedagogia e Matemática, Letras Espanhol e Educação do Campo. A instituição projeta oferecer ainda os cursos de Administração, Geografia, Gestão Pública e duas pós-graduações.

Segundo a coordenadora de Articulação Acadêmica do MEC, Nara Maria Pimentel, a intenção do Sistema UAB é chegar a 700 mil alunos até 2011.