Centro de Genômica e Fitomelhoramento lança nova cultivar

20 de Abril de 2009

O Centro de Genômica e Fitomelhoramento da UFPel lançou mais uma cultivar de aveia branca durante a XXIX Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, realizada de 31 de março a 2 de abril. A nova cultivar chama-se Brisasul e tem alto potencial de rendimento e baixa estatura. Durante o evento, a UFPel teve destaque em vários momentos. Inicialmente, foi realizada uma homenagem ao professor Fernando Irajá Félix de Carvalho, que foi o pioneiro do melhoramento de aveia branca no Brasil e que aposentou-se na UFPel em junho de 2008. O referido professor agora atua como colaborador do programa, mantendo estudantes de pós-graduação e graduação. A participação dos alunos de graduação e pós-graduação no evento foi brilhante, sendo comentada aos presentes por um pesquisador canadense palestrante no evento. Após o lançamento da nova cultivar, a Comissão elegeu outra cultivar da UFPel, a cultivar Barbarasul, lançada em 2008, para compor a lista de testemunhas dos ensaios. Isto se deve ao fato da cultivar Barbarasul ser hoje uma das duas cultivares mais produtivas no país, conforme resultados em dezenas de locais no estado e no Brasil. O programa da UFPel, iniciado em 1995, já lançou três cultivares de aveia branca e segundo o atual coordenador, professor Antonio Costa de Oliveira, terá continuidade na instituição prometendo mais surpresas para os próximos anos.