Doutora em psiquiatria conduz Seminário de mestrado

15 de Abril de 2009

imagem-025.jpgEsteve no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel a psicóloga e doutora em psiquiatria pela UFRGS, Luciana Anselmi da Silva. Ela apresentou aos alunos do curso de mestrado parte do estudo desenvolvido em seu doutorado, que trata da questão de saúde mental em crianças e adolescentes.

Luciana relatou como foi feito o estudo com a coorte de 1993, da qual a pesquisadora colheu dados de análise da prevalência de transtornos mentais. Na época em que foi feita a coleta, os membros da coorte estavam com 11 anos de idade e 12% apresentaram algum tipo de distúrbio já no início da adolescência.

A dificuldade de fazer o diagnóstico do tipo de transtorno também foi comentada pela convidada, que explicou sobre a importância de ouvir múltiplos informantes, para que se tenham informações suficientes do adolescente.

Estudo com a coorte

Luciana faz pesquisas com a coorte de 1993 desde o período perinatal. Quando as crianças tinham quatro anos verificou o QI e a saúde mental delas, a saúde mental das mães e o ambiente familiar; já na adolescência dos membros, com 11 anos, fez a análise para o estudo do doutorado, verificando a saúde mental dos adolescentes e das mães; ao completarem 15 anos, além da saúde mental, o DNA desses indivíduos foi estudado.