Mestranda da Esef/UFpel defende dissertação sobre Métodos de Ensino na Educação Física

9 de Abril de 2009

No dia 25 de março último, a professora de Educação Física, Silvia Teixeira de Pinho, defendeu dissertação de mestrado intitulada “Influência da aplicação de jogos situacionais sobre os níveis de conhecimento tático processual de escolares”, sob orientação do professor dr. José Francisco Gomes Schild, da UFPel. Participaram da banca avaliadora os professores dr. Pablo Juan Greco, da UFMG, dr. Flávio Medeiros Pereira, da UFPel, e dr. Telmo Pagana Xavier, da UFPel.

A pesquisadora analisou 35 alunos de ambos os sexos na faixa etária entre 10 e 12 anos, pertencentes a duas turmas da quinta série do ensino fundamental, da cidade de Pelotas. Os sujeitos foram submetidos à aplicação de dois métodos de ensino: método situacional e método misto (analítico+global).

Verificou-se que o método de ensino centrado nas capacidades táticas (situacional) é eficiente para estimular o desenvolvimento do conhecimento tático processual e possibilitar a formação de alunos criativos e inteligentes.