Geografia e Leur/UFPel terão participação efetiva no maior evento de Geografia da América Latina

1 de Abril de 2009

No período de 2 a 7 de abril de 2009, se realizará em Montevidéu, Uruguai, aquele que deverá ser o maior encontro de geógrafos da América Latina. A Comissão Organizadora do evento estima que cerca de quatro mil profissionais e estudantes participarão do 12º. Encuentro de Geógrafos de América Latina (Egal). A proximidade da capital uruguaia facilita a participação de brasileiros, sobretudo dos estados do sul do país.

O Laboratório de Estudos Urbanos, Leur, do Instituto de Ciências Humanas (ICH/ UFPel) organizou uma viagem de estudos que inclui visitação à Punta del Este, Piriápolis, Montevidéu e a participação no 12º. Egal. Juntamente com professores e estudantes da Geografia da UFPel, participam da viagem professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, sob a coordenação dos professores Sidney Gonçalves Vieira e Paulo Roberto Quintana Rodrigues, do Leur.

O professor Sidney participou do lançamento do evento em abril passado em Montevidéu como representante brasileiro convidado pela organização e, durante o encontro,  será um dos participantes de mesa-redonda. O professor da UFPel analisará o tema “Las políticas de ordenamiento territorial, las redes urbanas y transformaciones em las ciudades pequeñas y medianas”, juntamente com os professores Roberto Villamarzo, da Universidad de La República, Uruguai, Maria Encarnação Beltrão Spósito, da Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente, e Jorge Blanco, da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Na ocasião o professor Sidney abordará o assunto “O comércio e a organização do espaço intraurbano nas cidades médias”, avaliando as principais conseqüências advindas das modernas formas do comércio para a estrutura interna das cidades.

Durante o evento, o professor da UFPel apresentará ainda dois trabalhos, resultado das pesquisas no Leur: “As cidades do prata: origens da formação territorial e urbana do extremo sul do Brasil” e “Requalificação de área urbana central: o caso de Pelotas, RS, Brasil”, resultado de estudo conjunto com equipe de técnicos da Prefeitura Municipal de Pelotas.

O professor Sidney salienta a importância de sua participação como reconhecimento da qualidade acadêmica da Geografia da UFPel, que, nos últimos tempos, tem conseguido projeção em eventos nacionais e internacionais e também destaque na realização de trabalhos associados com pesquisadores das universidades do Mercosul, especialmente da Argentina e do Uruguai. “Temos feito um esforço muito grande no sentido de projetar os trabalhos desenvolvidos na UFPel e também no sentido de inserir nossa participação nas discussões atuais da Geografia latinoamericana e mundial. Um convite destacado como esse para participação no 12º. Egal atesta que estamos caminhando na direção certa.”

O professor destaca também o fato de que vários estudantes do curso de Geografia da UFPel tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação em Montevidéu. Do grupo de pesquisa do Leur serão apresentados os seguintes trabalhos: “Espaço e tempo na formação urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil”, realizado por Josuan Ávila da Conceição e Shana Monte Pereira Ramos, alunos da Especialização em Geografia da UFPel; “Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas: A cidade de Pinheiro Machado”, por Sibeli Fernandes,  Emilene Silveira Borges, Douglas Barbosa Schlabitz, Fernanda Graciela da Silva e Edna Almeida Souza; “Origem e formação do município de Piratini, RS, Brasil”, por Vinicius Lacerda Pinto e Andler Kimura Pinto, estudantes da Licenciatura em Geografia; “A formação territorial de São José do Norte”, por Juliana Dummer e Catia Fanka Borges, do Bacharelado em Geografia;  “O processo de produção do espaço: uma análise da geografia histórica da cidade de Arroio Grande, Brasil”, por Victor Faria Schroder, estagiário do Leur; e,  “Análise do comércio e do consumo urbano através do levantamento teórico da geografia do comércio e do consumo”, por André Pinho Peter, egresso da UFPel e aluno do Mestrado em Geografia na Furg.

E ainda trabalhos não vinculados ao Leur, como  “A Sustentabilidade dos Recursos Hídricos na Colônia Maciel e São Manoel – Distrito do Rincão da Cruz – Pelotas RS: Uma abordagem integrada sobre o turismo rural, educação e gestão ambiental”,  de autoria de Carmem Janaina Batista Machado, da Licenciatura em Geografia;  e “Espaços e identidades culturais: o caso das Minas do Camaquã, Caçapava do Sul, RS”, de Stefanie Winter Kohn, egressa da Geografia UFpel e aluna do Mestrado em Geografia da Furg. Todos esses integram o grupo que viaja para Montevidéu na madrugada desta quinta-feira para marcar presença no evento.

A efetiva participação dos estudantes do curso de Geografia da UFPel será reforçada pelo uso de camisetas especialmente confeccionadas para o Egal, que trazem estampados os logos do Leur e da UFPel.