Projeto de capacitação da UFPel é aprovado em seleção do governo

31 de Março de 2009

O projeto Capacitação de servidores da UFPel em Língua Brasileira de Sinais(Libras) foi um dos 11 de todo o país selecionados pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para serem incluídos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal(PNDP). Concorreram 114 trabalhos de 62 órgãos federais. O Comitê Gestor do PNDP procurou atender projetos inovadores que tratassem de temas inéditos na capacitação de servidores públicos ou de natureza transversal.

O projeto da UFPel, elaborado pelo Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Recursos Humanos, foi concebido em sintonia com a política de inclusão desencadeada na Universidade pelo Núcleo de Acessibilidade da Instituição. São parceiros ainda a Pró-Reitoria de Graduação e a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas.

A necessidade de capacitação em Libras surgiu do levantamento das demandas para o Plano Anual de Capacitação de 2009 e foi ratificada nas discussões de grupos realizadas durante o I Seminário Interno de Acessibilidade e Inclusão da UFPel, ocorrido em 2008. O projeto objetiva capacitar servidores para o atendimento a portadores de deficiência auditiva.

A partir de agora e durante todo este primeiro semestre o curso será organizado, terá seus materiais necessários adquiridos e serão selecionados e contratados os professores e intérpretes, visando o começo das aulas para o primeiro grupo de servidores, o que deve ocorrer em agosto.