UFPel integrada à Rede Universitária de Telemedicina

25 de Março de 2009

dscf1080.jpg A UFPel já está integrada à Rede Universitária de Telemedicina(Rute). Ato realizado na manhã desta quarta-feira(25), através de teleconferência, marcou o ingresso conjunto na Rede dos hospitais universitários da UFPel, da Furg, da UFRGS e da Universidade Federal do Amazonas(Ufam). Em Pelotas, a cerimônia foi realizada na sala de teleconferência do Hospital-Escola(HE), um dos ambientes da Universidade equipados para acessar a rede nacional.

dscf1088.jpg O ato de instalação nas quatro universidades foi conduzido pelo cerimonial do Hospital de Clínicas da UFRGS, em Porto Alegre. Os presentes à cerimônia na capital gaúcha e nas outras três cidades, Pelotas, Rio Grande e Manaus,  assistiram simultaneamente às manifestações dos representantes de cada universidade, através da Rede. Estava presente no auditório do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, que visitou a UFPel na segunda-feira.

A intervenção de Pelotas na cerimônia contou com as manifestações do preceptor da Residência em Medicina Social e Preventiva, Maurício Moraes, da coordenadora do projeto na UFPel e gerente de educação e pesquisa do HE, Alessandra Castro, do diretor-geral do Hospital, Carlos Augusto Tavares, e do vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, que representou o reitor Cesar Borges na solenidade.

Os benefícios que os milhares de usuários das unidades básicas de saúde(UBS) receberão com o uso da rede foram ressaltados por Maurício Moraes. Para ele, a capacidade de resolução das demandas será ampliada e as atividades acadêmicas otimizadas. Lembrou que não somente os estudantes de Medicina serão beneficiados, mas também acadêmicos das demais áreas da saúde, como da Enfermagem e da Nutrição.

A coordenadora do projeto na UFPel assinalou que a Rute é uma rede de comunicação importante para os profissionais da área da saúde. “Através da rede, conectamos o HE às Unidades Básicas de Saúde e à Rede Nacional de Pesquisa(RNP). Assim, estamos ligados com os grandes centros nacionais e internacionais de saúde”, disse Alessandra Castro. O auxílio para a realização dos diagnósticos também foi ressaltado pela coordenadora.

A grandeza da conquista foi frisada pelo diretor-geral do HE. Para Tavares, o trabalho é uma prova da eficiência do serviço público, que estenderá seus benefícios a pacientes de diversas especialidades.

O vice-reitor da UFPel manifestou a satisfação da administração central da instituição em concretizar o projeto. Conforme Manoel Luiz Brenner de Moraes, a qualificação do HE é uma preocupação constante da reitoria. Após o ato, ocorreu uma seção de anatomoclínica, com a apresentação de caso direto do Hospital de Clínicas da UFRGS.

Local

Na UFPel, a rede interligará o Hospital-Escola às unidades básicas de saúde, de forma que estas se agreguem à estrutura de educação e pesquisa já presente no hospital. As UBS ligadas à rede são a Santos Dumont, a Areal Fundos e a do Centro Social Urbano do Areal, que interagirão com o núcleo instalado no Hospital-Escola, o que significará avanços acentuados em precisão de diagnósticos, em diminuição de custos e nos processos de aprendizagem. A implantação da rede na UFPel conta com o trabalho do Centro de Informática da Universidade, tendo como coordenador técnico do projeto o servidor Mateus Santin.

Rute

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar formalmente Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área.  A Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

Na primeira fase da Rute, 19 instituições foram beneficiadas com a iniciativa. Com a expansão da rede, anunciada em agosto de 2007, a Rute passou a incluir 57 instituições, distribuídas em todos os estados do Brasil.  Há núcleos Rute inaugurados em hospitais universitários em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Paraná Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba e Pará.

Saiba mais em