Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Hospital-Escola da UFPel integra Rede Universitária de Telemedicina

18 de Março de 2009

O Hospital-Escola/FAU da UFPel passa a integrar na próxima semana a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.
O sistema dotará os três postos de saúde mantidos pelo HE com conexão de banda larga e equipamentos de videoconferência, que possibilitará o intercâmbio entre profissionais da saúde participantes da RNP e, inclusive, a colaboração de redes-parceiras na Europa e Estados Unidos.
A Rute vai possibilitar, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa. Em um segundo momento, a Rute poderá levar os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de arquivos de prontuários, consultas, exames e segunda opinião.
Sua implantação trará impactos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais para os serviços médicos já existentes, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.
A iniciativa vai prover a infra-estrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração e conectividade e disseminando atividades de P&D das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede deverá promover o surgimento de novas aplicações e ferramentas que explorem mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração à distância para pré-diagnóstico e na avaliação remota de dados de atendimento médico.
De acordo com o coordenador técnico do projeto no HE/UFPel, Mateus Madail Santin, foram investidos R$ 120 mil na compra de quatro computadores e dois equipamentos para videoconferência, que permitirão aos alunos acompanhar na sala de aula os procedimentos realizados na sala de cirurgia.
O paciente também será beneficiado, pois, ao ser atendido no posto médico, constatada a necessidade de consulta com um especialista, o encaminhamento de exames poderá ser feito através de videoconferência.


Seção: Notícias