A UFPel já está integrada à Rede Universitária de Telemedicina(Rute). Ato realizado na manhã desta quarta-feira(25), através de teleconferência, marcou o ingresso conjunto na Rede dos hospitais universitários da UFPel, da Furg, da UFRGS e da Universidade Federal do Amazonas(Ufam). Em Pelotas, a cerimônia foi realizada na sala de teleconferência do Hospital-Escola(HE), um dos ambientes da Universidade equipados para acessar a rede nacional.
O ato de instalação nas quatro universidades foi conduzido pelo cerimonial do Hospital de Clínicas da UFRGS,
A intervenção de Pelotas na cerimônia contou com as manifestações do preceptor da Residência
Os benefícios que os milhares de usuários das unidades básicas de saúde(UBS) receberão com o uso da rede foram ressaltados por Maurício Moraes. Para ele, a capacidade de resolução das demandas será ampliada e as atividades acadêmicas otimizadas. Lembrou que não somente os estudantes de Medicina serão beneficiados, mas também acadêmicos das demais áreas da saúde, como da Enfermagem e da Nutrição.
A coordenadora do projeto na UFPel assinalou que a Rute é uma rede de comunicação importante para os profissionais da área da saúde. “Através da rede, conectamos o HE às Unidades Básicas de Saúde e à Rede Nacional de Pesquisa(RNP). Assim, estamos ligados com os grandes centros nacionais e internacionais de saúde”, disse Alessandra Castro. O auxílio para a realização dos diagnósticos também foi ressaltado pela coordenadora.
A grandeza da conquista foi frisada pelo diretor-geral do HE. Para Tavares, o trabalho é uma prova da eficiência do serviço público, que estenderá seus benefícios a pacientes de diversas especialidades.
O vice-reitor da UFPel manifestou a satisfação da administração central da instituição em concretizar o projeto. Conforme Manoel Luiz Brenner de Moraes, a qualificação do HE é uma preocupação constante da reitoria. Após o ato, ocorreu uma seção de anatomoclínica, com a apresentação de caso direto do Hospital de Clínicas da UFRGS.
Local
Na UFPel, a rede interligará o Hospital-Escola às unidades básicas de saúde, de forma que estas se agreguem à estrutura de educação e pesquisa já presente no hospital. As UBS ligadas à rede são a Santos Dumont, a Areal Fundos e a do Centro Social Urbano do Areal, que interagirão com o núcleo instalado no Hospital-Escola, o que significará avanços acentuados em precisão de diagnósticos, em diminuição de custos e nos processos de aprendizagem. A implantação da rede na UFPel conta com o trabalho do Centro de Informática da Universidade, tendo como coordenador técnico do projeto o servidor Mateus Santin.
Rute
O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar formalmente Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área. A Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).
Na primeira fase da Rute, 19 instituições foram beneficiadas com a iniciativa. Com a expansão da rede, anunciada em agosto de
Saiba mais em