Coordenador da rede de telemedicina visita a UFPel

23 de Março de 2009

dscf0864.jpg O coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina(Rute), Luiz Ary Messina, visitou a UFPel nesta segunda-feira(23), para conferir o estágio da rede na instituição, que entra em funcionamento na Universidade a partir da quarta-feira(25). Messina esteve no fim da manhã na Unidade Básica de Saúde(UBS) Santos Dumont, uma das três ligadas ao sistema, e depois visitou o Hospital-Escola(HE) da Universidade, onde conheceu as instalações e equipamentos do núcleo de teleconferência.

Para o coordenador, o uso da Rede significa avanços acentuados em precisão de diagnósticos, em diminuição de custos e nos processos de aprendizagem. “A UFPel está no nível de todas as outras instituições do país para prestar aqui os serviços da telemedicina, seja em assistência remota, no ensino à distância ou na pesquisa colaborativa”, afirmou. Para se ter uma idéia do avanço que significa o sistema, conforme Messina, em Minas Gerais a implantação da rede resultou no fato de cerca de 70% dos pacientes atendidos em unidades ligadas à Rute não necessitaram de deslocamentos para outros núcleos de referência.

Nesta quarta-feira, às 10h, a UFPel e mais três instituições pertencentes à Rute irão inaugurar simultaneamente seus núcleos da rede. O ato conjunto ocorrerá com o  Hospital Universitário Getúlio Vargas e Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Hospital Universitário Professor Miguel Riet Corrêa Junior, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A cerimônia será realizada fisicamente em cada instituição e, através de videoconferência, contará com a participação das demais. Após o evento, será apresentada uma sessão de Anatomoclínica, um exemplo de como os membros da Rute podem interagir.

Promover a integração entre profissionais da área de saúde e melhorar a infraestrutura para possibilitar esta troca de informações são os objetivos principais da Rede Universitária de Telemedicina, que é coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização também responsável pela Internet acadêmica brasileira. Através da Rute, as instituições pertencentes à rede têm a possibilidade de intensificar suas atividades de telessaúde em três áreas principais: atendimento, pesquisa e ensino.

Na UFPel, a proposta é interligar o Hospital-Escola às unidades básicas de saúde, de forma que estas se agreguem à estrutura de educação e pesquisa já presente no hospital. As UBS ligadas à rede são a Santos Dumont, a Areal Fundos e a do Centro Social Urbano do Areal, que interagirão com o núcleo instalado no Hospital-Escola.

Conforme a coordenadora geral do projeto na UFPel, Alessandra Castro, que é gerente de educação e pesquisa do HE, a expectativa é  que esta tecnologia sirva de ferramenta para facilitar a comunicação entre os profissionais das UBS  e HE, auxiliando em diagnósticos e troca de experiências, beneficiando também a toda comunidade acadêmica da UFPel, possibilitando que  esteja conectada aos principais centros de saúde do Brasil e exterior. “Os ganhos para o ensino e a pesquisa local serão certamente muitos”, ressalta. A implantação da Rede na UFPel conta com o trabalho do Centro de Informática da Universidade, tendo como coordenador técnico do projeto Mateus Santin.

Grupos

Uma outra face do trabalho de integração entre os profissionais de saúde promovida pela Rute são os SIGs (Special Interest Groups, ou Grupos Especiais de Interesse), nos quais os profissionais de saúde das instituições pertencentes à rede montam uma agenda de videoconferências para debater temas específicos. Além dos debates e discussões de caso, alguns SIGs também realizam diagnósticos e aulas à distância. Atualmente já existem mais de 20 SIGs, que atuam em áreas como Enfermagem, Odontologia, Trauma e Ortopedia, Toxicologia Clínica e Dermatologia, entre outros. Todos os núcleos Rute que inauguram nesta quarta-feira participam de pelo menos um destes grupos.

Rute

O objetivo da Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, é aprimorar a infraestrutura de comunicação para telessaúde presente nos hospitais universitários, criar formalmente Unidades de Telemedicina e Telessaúde e promover a integração dos projetos existentes nesta área.  A Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

Na primeira fase da Rute, 19 instituições foram beneficiadas com a iniciativa. Com a expansão da rede, anunciada em agosto de 2007, a Rute passou a incluir 57 instituições, distribuídas em todos os estados do Brasil. Atualmente, já há núcleos Rute inaugurados em hospitais universitários em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Paraná Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba e Pará.

RNP

Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1992, a RNP opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Mantida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infra-estrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.

A rede Ipê é uma infra-estrutura de alto desempenho para colaboração e comunicação em educação e pesquisa que alcança os 26 estados da federação e o Distrito Federal, interligando mais de 300 instituições de ensino superior e de pesquisa e cerca de um milhão de pessoas. A RNP está conectada às redes acadêmicas latino-americana (Rede Clara), européia (Géant) e norte-americana (Internet2), além de ter conexão própria à Internet mundial.

Saiba mais em