Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel integra grupo de instituições que receberão recursos da UE para projetos de pesquisa voltados ao campo

20 de Março de 2009

odir-dellagostin.jpgQuatro instituições brasileiras receberão recursos da União Européia(UE) em projetos de pesquisa que têm como objetivo modernizar os processos de produção no campo nos países do Mercosul. Uma delas é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde pesquisadores tentam desenvolver uma vacina contra a tuberculose bovina. A doença não tem tratamento e ataca principalmente o gado leiteiro, que quando doente precisa ser sacrificado, dando prejuízo para o produtor.

As instituições contempladas foram escolhidas por representantes da iniciativa privada e dos ministérios de Ciência e Tecnologia do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai por abordarem temas estratégicos para o desenvolvimento econômico do Mercosul.

No total, a UE deverá investir três milhões de euros nos próximos dois anos no projeto denominado “Apoio ao Desenvolvimento das Biotecnologias no Mercosul – Biotech”. A ideia é garantir a qualidade dos produtos exportados para os consumidores europeus. O Mercosul reúne os principais países exportadores de carne bovina e de aves. Brasil e Argentina também dominam a produção de soja, que será alvo de estudos para o desenvolvimento de plantas mais resistentes a pragas e à seca.

Na visão do Ministério da Ciência e Tecnologia, os blocos econômicos estão sendo estabelecidos no mundo para que possam, como blocos, ter mais possibilidades de conquista dos mercados internacionais.  

            Segundo o professor Odir Dellagostin, coordenador do trabalho na UFPel, e que participa, nesta sexta-feira(20) da primeira reunião do projeto,  a pesquisa em desenvolvimento na Universidade se viabiliza através de acordo de cooperação científica firmado entre a UFPel, o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta), a  Universidade Nacional de Assunção (Paraguai) e a Universidade da República (Uruguai), tendo como tema o nome genérico de “Estratégias biotecnológicas para o controle de enfermidades bacterianas, virais e por protozoários intracelulares no gado bovino do Mercosul”.

  

Seção: Notícias