Revista de Saúde Pública traz artigos de pesquisadores da Epidemiologia

17 de Março de 2009

O volume 42 na Revista de Saúde Pública (RSP) , publicada em dezembro de 2008, trouxe uma série de artigos sobre a coorte de nascimento de 1982. Uma análise dos desfechos mais importantes da infância como o baixo peso ao nascer, mortalidade infantil e situação nutricional encontram-se nas páginas da revista.
Os 14 artigos são assinados por docentes do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel, são médicos, nutricionistas, psicólogos, e outros profissionais abordando e divulgando seus estudos sobre o acompanhamento da vida dessas crianças, hoje adultos de 27 anos. O suplemento mostra alguns resultados do último acompanhamento em 2004/2005 quando esses jovens estavam com idade entre 22 e 23 anos.
Trabalham diretamente nessa coorte, a professora Denise Gigante e professor Bernardo Horta, (principais autores); os idealizadores deste estudo foram os professores Fernando Barros e Cesar Victora, além da participação da pesquisadora Gicele Minten. Os nomes de Dominique Béhague, Helen Gonçalves, Luciana Anselmi, Juvenal Dias-da-Costa , Mario Azevedo e Ana Menezes que também aparecem assinando artigos publicados na revista.
Importância
Segundo a professora Denise Gigante, assim como os primeiros resultados dessa coorte foram apresentados em um livro, ‘Epidemiologia da Desigualdade’, nesse momento quando a coorte de nascimentos, 1982 chegou à idade adulta se pensou inicialmente em fazer um novo livro. No entanto, como nem sempre esse tipo de publicação tem tanto alcance (além de ser menos valorizado em termos acadêmicos) uma revista, que inclusive apresenta uma versão em inglês, foi uma boa escolha.
A RSP tem grande alcance nacional e internacional, é revisada e editada por renomados pesquisadores brasileiros da área de epidemiologia e saúde pública. É possível encontrar a revista online no Periódicos Capes ou para quem tem a base de dados do Scielo.