Epidemiologia faz Café do Doutorado

12 de Março de 2009

dsc01166.JPG O início das aulas para a turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel foi marcado por um café da manhã, “Café do doutorado”, conduzido pela professora do PPGE Anaclaudia Fassa. A atividade será feita todas as quartas e quintas-feiras de cada mês.
Dentro da disciplina Seminário de doutorado (de regência da professora Anaclaudia), o Café do Doutorado, como foi batizado, é uma conversa dinâmica sobre diversos temas relacionados à saúde, onde os alunos expõem idéias e trocam pensamentos com os colegas, professores e convidados. Às vezes o café começará com uma aula, uma exposição de idéia logo passando para as discussões, em outras a atividade já inicia nas mesas em meio ao café.
Na manhã do primeiro dia o debate esteve em torno da questão “o que é ser doutor”, onde os futuros doutores em epidemiologia colocaram e argumentaram idéias através de cartazes e painéis. Na quinta, segundo dia, uma análise em torno das Determinantes Sociais de Saúde foi proferida pela convidada Beth Gastal Fassa.
Entre as metas, ditas ‘etiquetas’ do Café estão: foque no que interessa, contribua com o seu pensamento, fale com a mente e o coração, escute para aprender, ligue e conecte idéias, pois deste modo insights coletivos surgirão, de uma maneira solta, mas com aprendizado e conhecimento.
Blog do café
Na internet os alunos também podem discutir idéias, fazer comentários e anotações sobre as aulas e os projetos de pesquisa. O Blog não é um espaço burocrático ou de prestação de contas, mas por meio dele é possível ainda mais interação entre os membros do grupo de doutorandos. Acesse epidemio-ufpel.org.br/cafedodoutorado.