Prédio da Agronomia completa 50 anos neste domingo(8)

6 de Março de 2009

faem-2.JPG Neste domingo, dia 8 de março, o prédio da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da UFPel, localizado no campus Capão do Leão, completa 50 anos de existência. A seguir texto elaborado na Faem sobre o aniversário.

“No dia internacional da mulher, uma senhora, de 125 anos, chamada carinhosamente por FAEM, rejuvenesce-se cada vez mais, atendendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Tem em seu quadro docente cada vez mais mulheres que muito têm colaborado para o crescimento desta importante unidade de ensino e para o desenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas. Esta mulher madura, porém, muito jovem em seu espírito inovador conta ainda com o Curso de Zootecnia criado recentemente através do Programa REUNI, o qual veio fortalecer o Curso de Agronomia.

No ano seguinte às comemorações dos seus 125 anos, completados em dezembro de 2008, de atividades ininterruptas iniciadas no ano de 1883, como Escola de Veterinária e Agricultura Práctica no Edifício, então denominado “Escola Elyseu Maciel”, tendo como primeiro diretor o Dr. Claude Marie Rebourgeon, oriundo da famosa escola de Alfort e discípulo de Pasteur, o prédio de 15.360m2 situado no Campus Capão do Leão, RS comemora 50 anos de existência no dia 08.03.2009 e se mantém em plenas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, contando, atualmente com 82 docentes, 71 técnico-administrativos, 680 alunos de graduação e 420 alunos de pós-graduação.

Na primeira turma de engenheiros agrônomos colaram grau em 1895 dois alunos tendo como diretor João Py Crespo. Até o presente momento já foram habilitados 4.683 Engenheiros Agrônomos, espalhados em diferentes estados do Brasil  e países.

Completam, nesta data, 50 anos de formados, os Engenheiros Agrônomos: Abílio Appeldt (in memoriam), Alfredo Rodrigues de Souza, Aluizio Duarte da Cruz (in memoriam), Antero Fernandes Nunes (in memoriam), Benhur Silveira Gonçalves (in memoriam), Carlos Moreira Pereira, Hernani Aquini Fernandes Chaves, Irani dos Santos Afonso, Jayme Arthur Candiota Duarte da Silva (in memoriam), João Carlos Costa, João Máximo Lopes, José da Costa Nessy, José Luis Caruccio Morrone, Ottoni de Souza Rosa, Plutarco Nucci Bitencourtt, Rodi Ávila Medeiros (in memoriam) e Rubens Perelló Medeiros, os quais receberão o Trevo de Ouro.

A Faculdade de Agronomia Elyseu Maciel conta com sete Departamentos: Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Ciências Agrárias, Engenharia Rural, Fitossanidade, Fitotecnia, Solos e Zootecnia; dois cursos: Agronomia e Zootecnia; dois colegiados: graduação (Agronomia e Zootecnia) e seis programas de Pós-Graduação: Agronomia, Zootecnia, Sementes, Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Fitossanidade e Organizações e Mercados.

A FAEM vem agradecer a todos que colaboraram e colaboram para a que a sua história jamais seja esquecida, professores aposentados: na pessoa dos Professores  Eméritos da UFPel: Esp. Wilson Alves de Oliveira (nome de nosso Auditório) e Prof. Dr.. Renato Rodrigues Peixoto, aos Técnico-Administrativos na pessoa da ex-Secretária desta casa: Sra. Terezinha Bettin Ackermann. Agradecemos à administração da UFPel, que ao longo desses anos tem demonstrado carinho e atenção para conosco. Agradecemos também aos professores, funcionários e acadêmicos de graduação e pós-graduação, pois sem vocês nunca seríamos o que somos. Fica aqui também um enorme agradecimento à comunidade Pelotense e demais instituições de ensino, pesquisa e extensão, e entorno pois:

Existimos por que vocês reconhecem nosso trabalho.

Prof. Manoel Luiz Brenner de Moraes (Vice-Reitor da UFPel), Profª Tânia Beatriz Gamboa Araújo Morselli (Diretora da FAEM), Prof. Ângelo Vieira dos Reis (Vice-Diretor da FAEM), Prof. Edemar Antônio Rossetto (Coord. do Colegiado da Agronomia), Prof. Jerri Zanuzzo (Coord. do Colegiado da Zootecnia), Professores Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, demais professores, funcionários e Diretório Acadêmico Nunes Vieira”.