Pós em Epidemiologia prepara começo das atividades

2 de Março de 2009

mat-doutorandos.jpgDez novos doutorandos ingressaram no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel neste ano. As matrículas foram feitas na manhã desta segunda-feira (2), no Centro de Pesquisas Epidemiológicas. Os outros dez matriculados são alunos que ingressaram em 2007 e dão seguimento aos estudos.
Da nova turma, dois alunos são novos no PPGE, Eduardo Castilhos, mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia da UFRGS em 2001, e Tales Amorim, mestre em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da UFPel em 2008. Castilhos desenvolveu no mestrado um estudo sobre a Importância dos Dentes e Próteses para Terceira Idade, mostrando o valor que esta população dá à dentição. “No doutorado pretendo relacionar a saúde bucal às doenças crônicas”, disse. O mestre em Educação Física no doutorado irá direcionar o trabalho para o tema Ambiente construído e Atividade Física, orientado pela professora Denise Gigante.
Egressos do mestrado
Na nova turma de futuros doutores estão os ex-alunos do mestrado em Epidemiologia Alan Knuth, Franklin Barcellos, Jeovany Mesa, Maria Aurora Cesar, Maria Beatriz Camargo, Maria Clara Méndez, Suele Silva e Victor Castagno. Os doutorandos Jeovany e Maria Clara são apoiados pela Fundação Welcome, que apóia a vinda de alunos estrangeiros. As aulas começam no próximo dia 11.

Mestrado terá três estrangeiras
mestrandas-estrangeiras.jpgNo final manhã desta segunda-feira (2), 18 alunos fizeram matrículas para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel. Os médicos, nutricionistas, professores de educação física e outras áreas ligadas à saúde começam as aulas no próximo dia 9. A Universidade apóia com bolsa o aluno que não possua vínculo empregatício.
Entre os mestrandos três alunas se diferenciam pela origem e países diferentes. Erika Alejandra Gallo, 30 anos, colombiana atua na área de Sistemas de Informação em Saúde e também coordenava a Vigilância Epidemiológica do Hospital Venâncio Diaz Diaz, da cidade de Sabaneta, Colômbia.
Além de Erika, Giovanna Laura Maria Dominguez, 27 anos vinda da Guatemala e Kátia Ngale, também 27 anos, de Moçambique irão estudar no Brasil apoiadas pela Fundação Estrangeira Welcome. Giovanna é nutricionista e trabalhou no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Roosevelt, da Guatemala, Kátia tem formação em Geografia e dedicava-se a pesquisas aplicadas na saúde, conhecimento e prevenção de doenças.
As estrangeiras relataram que após os dois anos de estudos devem regressar e aplicar o conhecimento em pesquisas e na docência, pois terão subsídios para acrescentar a saúde dos países de origem.