Solenidade marca abertura do Ano Internacional da Astronomia em Pelotas

22 de Janeiro de 2009

Na solenidade o reitor César Borges anunciou a instalação do Planetário ainda neste anoA Solenidade de abertura do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) em Pelotas foi realizada no auditório do Centro de Integração do Mercosul – UFPel no final da tarde desta quarta-feira (21).

O ato foi presidido pela coordenadora regional do AIA2009, professora Daniela Borges Pavani que destacou a importância do ano que marca os 400 anos das primeiras observações de Galileu Galilei, “Este ano é muito importante para que a ciência se aproxime da vida das pessoas e ganhe novos admiradores”, disse.

Além da coordenadora, a mesa solene de abertura foi composta pelo reitor da UFPel, Professor Antonio César Borges; pelo vice-diretor do Instituto de Física e Matemática, Prof. Dr. Luis Alberto Brettas; pelo chefe do Departamento de Física, Prof. Dr. Paulo Roberto Krebs; e pela coordenadora do Nó Local do AIA2009, Professora Virginia Mello Alves.

Durante a cerimônia, foi anunciada a aquisição do Planetário pela UFPel. A professora Virginia explicou que junto ao Planetário está prevista a construção de um observatório, “A comunidade poderá assistir o céu simulado no Planetário e observar o céu real com o telescópio”, disse. Também está no projeto a aquisição de um observatório móvel que servirá para a divulgação da Astronomia em escolas e eventos de Pelotas e região.

As instalações do Planetário serão no Campus Porto. “O Planetário já foi adquirido, agora estamos liberando recursos para a construção do prédio no Campus Porto ainda neste ano”, ressaltou o reitor da UFPel em seu discurso.

César Borges chamou atenção para o grande número de crianças presentes, interessadas pelo tema, e pediu aplausos para os pequenos, “Desejo que no futuro eles estejam em outras solenidades como professores desta universidade”, concluiu.

Após a abertura da sessão solene, a professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, Silvia Becker Livi deu início as atividades do AIA2009 com a Palestra “Observações Telescopias de Galileu em 1609 – Antecedentes e Conseqüências”. Logo após, aconteceu abertura da exposição “Objetos Celestes observados por Galileu” com exibição de fotos, observações e manuscritos do cientista. A observação do céu que aconteceu no Largo do Mercado Público teve grande público. Os presentes analisaram com o telescópio as fases de Vênus de acordo com as observações feitas por Galileu.