Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

CNPq oferece oportunidade de cursos e estágios na França

23 de Janeiro de 2009


 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança edital para apoiar a participação de pesquisadores, especialistas e técnicos em atividades de aperfeiçoamento, reciclagem ou treinamento na França a partir de cursos e estágios.

A ação faz parte do convênio do CNPq com o Institut Aéronautique et Spatial (IAS), que oferecerá cursos, com duração total de 15 meses. Nos três primeiros meses será oferecido curso de idioma francês e ambientação profissional, pagos pelo IAS. Os 12 meses seguintes serão dedicados à especialização e ao estágio com bolsa do CNPq.

Para concorrer as bolsas, os interessados devem ter formação compatível com o nível e a finalidade do estágio ou curso; possuir dados cadastrados e atualizados na Plataforma Lattes; declaração de proficiência no idioma do curso ou estágio; inscrever-se junto ao IAS e ter sua candidatura aprovada por essa instituição; dedicar-se em tempo integral ao programa de especialização, entre outros.

Entre os cursos que serão oferecidos encontram-se: Aeronautical Engineering (ISAE), Space Engineering System (ISAE), Helicopter Engineering (ISAE), Space Communication Systems (ENSEEIHT/ISAE) e Aviation Safety-Aircraft Airworthiness (ISAE/ENAC).
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq, até o dia 30 de março, com o preenchimento do Formulário de Propostas on-line, disponível no endereço eletrônico http://www.cnpq.br/formularios/index.htm.

Veja a lista de todos os cursos e outras informações em:
http://www.inst-aero-spatial.org/fasia_article.php3?id_article=14.

Seção: Notícias