Vice-reitor Manoel Luis Brenner de Moraes é empossado

16 de Janeiro de 2009

posse-vice-2.jpgO professor Manoel Luiz Brenner de Moraes já é, oficialmente, o vice-reitor da UFPel para o período 2009-2013. O ato de posse, prestigiado por pró-reitores, diretores de unidades, coordenadores de cursos e servidores, ocorreu nesta quinta-feira(15), na Sala dos Conselhos, no Lyceu.

Em seu pronunciamento, Moraes agradeceu o apoio recebido de colegas, amigos e familiares, da diretora da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), Tânia Morselli; e dos membros do Conselho Universitário. Ao reitor Cesar Borges reiterou a promessa feita por ocasião da eleição, de ser amigo, solidário e leal, integrando-se plenamente ao projeto de gestão.

O vice-reitor disse que o período de cinco meses em que passou a conviver mais proximamente com Cesar Borges lhe permitiu conhecer a grandeza das ações e iniciativas implantadas na UFPel a partir de 2005. “Até então, tinha um maior conhecimento de minha unidade (Faem) e pude constar os benefícios recebidos a partir da adesão ao Reuni, pois participei da implantação do curso de Zootecnia, testemunhei a aquisição de trator e outros implementos agrícolas, bem como os equipamentos que modernizaram a área de topografia e as obras de recuperação do prédio da Faem”.

“Quando passei a acompanhar o reitor, vi que a obra é muito maior. E em conseqüência, o compromisso também é muito grande”, observou, manifestando o privilégio de integrar um grupo que mostrou tantos resultados. “Sinto-me muito feliz por estar completando 33 anos na UFPel e compartilhar com Cesar Borges desse momento importante na história da Universidade.

Ao concluir a cerimônia, o reitor da UFPel renovou agradecimentos às pessoas que ajudaram a transpor obstáculos e dificuldades enfrentados, dirigindo-se de modo especial ao ex-procurador jurídico Carlos Alberto Schild e à doutora Moema Varoto. Cesar Borges enfatizou a necessidade de que a equipe administrativa e a Universidade como um todo trabalhem de forma harmônica para vencer o grande desafio assumido junto ao Reuni – de, no prazo de quatro anos, levar a UFPel ao número de 25 alunos 100 cursos de graduação.

“Para tudo isso, a figura do vice é fundamental, pois enquanto o reitor viaja na busca de recursos, cabe a ele a parte acadêmica, que requer paciência, perseverança e temperança. O Manoel reúne essas qualidades, que eu reconheço não possuir”, ponderou o reitor, citando também como exemplo a competência e a habilidade da pró-reitora de Graduação, professora Eliana Póvoas.

É preciso avançar ainda mais na área de tecnologia, sem excluir as ciências humanas e as artes, e trabalhar também com áreas internacionais. “Em dois anos será instalado o Parlamento do Mercosul e precisamos formar quadros para atuar nessa área”, finalizou Cesar Borges, agradecendo também o trabalho do ex-vice-reitor Telmo Pagana Xavier.