Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Aprovado novo mestrado acadêmico na UFPel

15 de Janeiro de 2009

De acordo com parecer do Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acaba de ser aprovada a proposta de criação na  UFPel  do novo Mestrado Acadêmico em Organizações e Mercados, proposto pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), qualificado com ampla relevância regional, visto que é o segundo curso de mestrado em Economia fora das regiões metropolitanas do Sul do País.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Organizações e Mercados tem por objetivo formar recursos humanos capazes de utilizar o conhecimento científico de forma eficiente em pesquisas no âmbito da gestão agroindustrial, dos mercados e do desenvolvimento.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, professor Manoel Maia, uma das questões centrais do curso diz respeito à compreensão dos processos dinâmicos que determinam conjuntamente os padrões de comportamento das organizações e os resultados de mercado ao longo do tempo.

Para isto, além de formar docentes e pesquisadores para as instituições de ensino e pesquisa do país, o curso pretende ser um espaço de discussão público sobre a dinâmica das redes e cadeias agroindustriais em nível internacional, nacional e local; capacitar profissionais para a formulação, implantação, monitoramento e/ou avaliação de políticas e projetos na área de desenvolvimento econômico regional; e desenvolver recursos humanos capazes de analisar e contribuir para o desenvolvimento da competitividade e da eficiência das organizações econômicas e do funcionamento dos mercados.

O mestrado terá periodicidade anual e contemplará duas linhas de pesquisa: Gestão Agroindustrial e Mercados e Desenvolvimento. O núcleo será composto por oito professores doutores permanentes e por dois professores doutores colaboradores, que ministrarão 22 disciplinas (sete obrigatórias e 15 optativas).

   

Seção: Notícias