De acordo com parecer do Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acaba de ser aprovada a proposta de criação na UFPel do novo Mestrado Acadêmico em Organizações e Mercados, proposto pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), qualificado com ampla relevância regional, visto que é o segundo curso de mestrado em Economia fora das regiões metropolitanas do Sul do País.
O Curso de Mestrado Acadêmico em Organizações e Mercados tem por objetivo formar recursos humanos capazes de utilizar o conhecimento científico de forma eficiente em pesquisas no âmbito da gestão agroindustrial, dos mercados e do desenvolvimento.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, professor Manoel Maia, uma das questões centrais do curso diz respeito à compreensão dos processos dinâmicos que determinam conjuntamente os padrões de comportamento das organizações e os resultados de mercado ao longo do tempo.
Para isto, além de formar docentes e pesquisadores para as instituições de ensino e pesquisa do país, o curso pretende ser um espaço de discussão público sobre a dinâmica das redes e cadeias agroindustriais em nível internacional, nacional e local; capacitar profissionais para a formulação, implantação, monitoramento e/ou avaliação de políticas e projetos na área de desenvolvimento econômico regional; e desenvolver recursos humanos capazes de analisar e contribuir para o desenvolvimento da competitividade e da eficiência das organizações econômicas e do funcionamento dos mercados.
O mestrado terá periodicidade anual e contemplará duas linhas de pesquisa: Gestão Agroindustrial e Mercados e Desenvolvimento. O núcleo será composto por oito professores doutores permanentes e por dois professores doutores colaboradores, que ministrarão 22 disciplinas (sete obrigatórias e 15 optativas).