Professora da UFPel é destaque da área médica brasileira

30 de Dezembro de 2008

aninha.jpgO nome da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, professora Ana Maria Baptista Menezes, figura na elite dos profissionais da medicina do país. A professora foi eleita umas das médicas mais admiradas em uma pesquisa realizada pela revista Análise. Junto com a epidemiologista, mais 127 profissionais da área de saúde e oito hospitais do estado aparecem no anuário Análise Saúde 2008.

A pesquisa, que tem o objetivo de apresentar os profissionais médicos e os centros hospitalares mais admirados do Brasil, destacou 2000 profissionais que atuam em 25 especialidades da medicina. A seleção foi realizada durante quatro meses através de entrevista com autoridades médicas das principais entidades do país. Além de guia, o estudo é uma homenagem à qualidade da medicina praticada no Brasil.

A professora Ana Menezes possui graduação em medicina pela UFPel, mestrado em Pneumologia  pela University of Southampton e doutorado em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas principais áreas de atuação são: saúde do adulto e saúde materno-infantil, asma, DPOC e tabagismo.Pesquisadora bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é membro do Departamento de Epidemiologia e Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, professora titular da UFPel e professora convidada da UFRGS. Ela é coordenadora do projeto Platino (Associación Latinoamericana del tórax), membro do Burden of Obstructive Lung Disease (Bold) Executive Committe (Portland, EUA), revisora dos Cadernos de Saúde Pública  da Fiocruz, e Revista de Saúde Pública/Journal of Public Healthl.