Mortalidade Infantil é discutida por profissionais

15 de Dezembro de 2008

seminario.jpg Ocorreu na última sexta-feira(12), no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, um Seminário sobre Mortalidade Infantil. Professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE), profissionais da saúde, gestores municipais e estaduais tiveram presentes relatando casos e explicando o tipo de trabalho que realizam em prol desta questão.
O Seminário foi aberto e conduzido pelo professor Cesar Victora (UFPel) que em seguida passou a palavra ao secretário municipal da saúde, responsável pelo Comitê de Mortalidade Infantil, Francisco Isaias. O secretário falou como se dá a atuação do comitê que luta sempre pela baixa nos números da mortalidade infantil em Pelotas, contando com o apoio da UFPel e Centro de Pesquisas Epidemiológicas, UCPel e HUSFP, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
O médico pediatra Milton Ceia colocou a prematuridade como principal causa morte, sendo de 54% em 2008. Ceia também destacou o fato do peso e possível morte ao nascer, devido à idade gestacional. Vera Schimit esclareceu sobre a ocupação dos leitos em UTIs neonatais da cidade.
Da Universidade Federal do Ceará e Rede Norte de Saúde Perinatal, professor Álvaro Leite, explicou como funcionam as unidades neonatais no nordeste do país e quais políticas de trabalho adotadas na Rede Norte, onde 75% trabalham em situação de super lotação.
Já no final da manhã a professora do PPGE Alicia Matijasevich citou as ações desenvolvidas pelo comitê de saúde e deu uma idéia de quais serão os projetos a serem implantados em 2009.