Comunhão de talentos no Corredor Arte do HE

12 de Dezembro de 2008

helena-pinto-ferreira.jpg O projeto Corredor Arte do Hospital Escola da UFPel/FAU e o Instituto de Artes e Design(IAD) da Universidade estão realizando a exposição coletiva das artistas do Ateliê Helena Pinto Ferreira, até o dia 17 de dezembro. A mostra pode ser vista das 7h às 22h, na rua Professor Araújo, 538. Apaixonada pela arte e com anos de experiência na área, Helena há vinte anos se dedica a repassar em seu ateliê, além de técnicas e metodologias, o amor pela arte para suas alunas. Formada em Artes Plásticas pela antiga Escola de Belas Artes, em 1970, a artista também aprimorou seus conhecimentos com Inah D’Ávila Costa, tida como uma das precursoras da arte contemporânea em Pelotas.
Essa exposição toma como foco a abrangência da percepção dos sentimentos ali expostos. A beleza das obras não está necessariamente na riqueza do material, mas nos detalhes das técnicas e da personalidade distinta das alunas expostas em todos os trabalhos. “O mais importante é a autenticidade e a identidade”, afirma Helena.
A mostra é um conjunto de 15 obras em acrílica sobre tela ou papel com temáticas diversas, mas tendo em comum cores vibrantes e técnica apurada. No figurativo, flores e vasos se misturam com cores equilibradas e pinceladas decididas, nos abstratos, elementos geométricos tornam visível o momento onde a cor se solta da forma.
No ateliê, os encontros semanais têm uma didática bastante expansiva. Helena faz exercícios de criação, técnica, percepção, trabalha com luz, sombra, preto e branco, todos elementos importantes para a construção dos trabalhos individualmente. “A base é o mais importante, o resto flui. Deixo-as bem livres para trabalharem, mas sou muito exigente, desde a construção até a finalização do quadro”, conta Helena.
Orgulhosa, Helena fala da evolução das alunas com o tempo. “Desde que entraram no Ateliê elas já evoluíram muito, hoje elas já conseguem ver o que está errado e trabalhar em grupo é importante pois elas ajudam umas as outras e crescem juntas”, explica.
Nesta exposição, além de Helena, apresentam seus trabalhos as artistas Rosa Helena D’Elia, Denise Loeff, Vera Souto, Norma Jorge, Maria Cristina Leonardo e Bibiana Agendes.
O Projeto Corredor Arte nasceu de uma parceria entre o Hospital Escola e o Instituto de Artes e Design da UFPel. O Corredor é pioneiro na região em matéria de ambientação hospitalar, oferecendo uma idéia de descontração e alegria aos pacientes, funcionários e visitantes pelo contato direto com a arte. Aliviando as tensões advindas dos problemas enfrentados na rotina hospitalar, a arte exposta no Corredor também adquire valor terapêutico.