Alunos da Engenharia Agrícola defendem projetos

9 de Dezembro de 2008

Os alunos do último semestre do curso de Engenharia Agrícola da UFPel defenderam seus Projetos Agroindustriais nas últimas quinta e sexta-feira. Com esta atividade, há a conclusão de uma das cinco áreas de atuação profissional do Engenheiro Agrícola, que é a área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas. Este evento contou com a presença dos professores do Curso de Engenharia Agrícola Maria Laura Luz, Carlos Alberto da Luz e Mário Conill Gomes. Esta atividade também conta com a colaboração do professor Orlando Pereira-Ramirez. Este grupo vem trabalhando desde 2003 nesta atividade integrada e multidisciplinar, fundamentada através de um projeto de ensino permanente. Os acadêmicos desenvolvem projetos didáticos, de engenharia, com uma avaliação de mercado e econômico-financeira, mas voltados para a prática.

Na quinta-feira, fez parte da audiência o empresário de Turuçu, da Green Oil, engenheiro agrônomo José Carlos Machado, pois um dos projetos apresentados versou sobre a extração de óleo de eucalipto, baseada na atividade desenvolvida por sua empresa, na qual um dos alunos também foi estagiário.

Outro projeto apresentado tratou do o estudo da viabilidade econômica de implantação de uma fábrica de extração de azeite de oliva na região de Caçapava do Sul, que tem olivais já em fase de produção. Esse tipo de agroindústria é inexistente no cenário nacional, sendo o azeite todo importado.

Outros alunos apresentaram projetos que buscam soluções para pequenos empresários da região, como estudo de diversificação de produtos lácteos de uma pequena empresa de produção leiteira, projeto de complementação de renda através de um sistema de integração para produção de frangos de corte, projeto para agricultura familiar baseada na produção de alfaces hidropônicas, projeto de aproveitamento de cebolas tipo refugo para desidratação, dentre outros.

Apesar de os projetos desenvolvidos serem de caráter didático, foram realizadas pesquisas de possíveis mercados para os produtos em estudo e visitas nas empresas ou propriedades rurais, buscando solucionar problemas reais, o que muito enriqueceu o conhecimento dos futuros profissionais em Engenharia Agrícola.