Acadêmicos da UFPel colaboram com projeto sobre cultura negra

9 de Dezembro de 2008

dsc00258.JPG Através de convênio firmado entre o Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional do Instituto de Física e Matemática da UFPel e a Escola Estadual de Ensino Médio Areal, alunos do curso de Artes Visuais – Hab. Design Gráfico e Artes Visuais – Hab. Pintura, Escultura e Gravura,  desenvolveram o material gráfico e artístico para a divulgação do projeto “De Mãos Dadas com Nossas Raízes e Nossos Irmãos” , daquela escola, e realizaram o projeto e execução da programação visual da Escola para o concurso Os mais belos negros do educandário.

Os alunos da UFPel também ministraram oficinas para os estudantes do currículo (1ª a 4ª série). Participaram os acadêmicos Helena de Faria, Mariana Garcia, Lanna Collares, Débora Alves, Tatiana Aldrighi, Alan Gonçalves, Paulo Paiva e Giordano Alves Costa,  oriundos do Curso de Artes Visuais – bacharelado em pintura, escultura e gravura e design gráfico, e também a aluna Lisiane Lemos do curso de Direito. O grupo foi orientado pela professora Rosemar Gomes Lemos, pela desenhista Catharina Motta (UFPel) e  pela professora Dóris Beirsdorf , da escola do Areal.

O Projeto “De mãos dadas com nossas raízes e nossos irmãos”, coordenado atualmente pela professora Dóris Beirsdorf , é realizado desde 2003, tendo começado em novembro, na Semana de Consciência Negra, na qual foi lembrada a morte de Zumbi dos Palmares (20 de Novembro de 1695). O trabalho visa, entre outros objetivos, ampliar os conhecimentos acerca da contribuição africana e afro-descendente à cultura brasileira a partir de abordagens históricas, geográficas, artísticas e filosóficas, de palestras proferidas pelos professores da escola e das demais instituições educacionais a nível municipal e Federal. Através dessas atividades cumpre-se nesta instituição a Lei 10.639/03 que trata da abordagem em sala de aula da colaboração do negro na formação da cultura e economia brasileiras.