Jovens pesquisadores recebem prêmios do CIC

25 de Novembro de 2008

dscf5726.jpg A Universidade Federal de Pelotas cumpriu, no começo da noite da segunda-feira(24), a última etapa do 17º Congresso de Iniciação Científica(CIC) e do 10º Encontro de Pós-Graduação(Enpos), que foi a cerimônia de entrega dos prêmios aos melhores trabalhos de cada área, realizada no auditório da Faculdade de Direito. O CIC e o Enpos ocorreram de 11 a 14 de novembro, no Parque do Sesi, reunindo mais de 1,5 mil trabalhos, com o envolvimento de mais de quatro mil pessoas da comunidade universitária. Maior evento científico da instituição, o CIC é realizado anualmente, com a participação de acadêmicos e de docentes da UFPel e de outras instituições de ensino superior.

O coordenador do evento e diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação(PRPPG), professor Orlando Lucca Filho, durante os atos de entrega dos prêmios, ressaltou o trabalho de toda a equipe organizadora do Congresso, agradecendo a colaboração. “Nosso objetivo, de fazer um Congresso diferente dos anteriores, foi cumprido. Trouxemos o evento para o centro, aumentamos a integração com a comunidade e entre os alunos da Universidade”, observou. Para ele, mereceu destaque a participação das escolas da cidade, através das visitas ao CIC, especialmente as de ensino médio.

O fazer diferente também foi o centro da manifestação do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Manoel Maia. Ele sublinhou iniciativas que caracterizaram o 17º CIC, como a integração com os grupos PET(Programa Especial de Treinamento) da Universidade, a participação de professores aposentados, a integração com as escolas e a vinda do evento para o centro da cidade. “Assim, mostramos para a sociedade o que estamos fazendo. Os desafios foram cumpridos, esta foi uma vitória da Universidade, que é feita por todos nós. Desta forma, a sociedade cresce conosco”, afirmou.

No exercício da Reitoria, o vice-reitor da UFPel, professor Telmo Pagana Xavier, ao se manifestar no ato, agradeceu tudo o que foi realizado pela equipe da PRPPG na execução do evento e ressaltou que a participação de todos os acadêmicos e professores foi importante, e não somente dos que foram premiados. “Cabe aqui registrar também os trabalhos dos avaliadores e da equipe do Escritório Experimental de Design Gráfico(EEDG) do Instituto de Artes e Design(IAD), responsável pela criação da identidade visual do CIC e do Enpos”, assinalou.

Após as falas, os estudantes e os professores orientadores responsáveis pelos melhores trabalhos de pesquisa de cada área do conhecimento receberam seus prêmios e certificados.