Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional/IFM realiza atividade alusiva à Semana da Consciência Negra

24 de Novembro de 2008

O Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional do Instituto de Física e Matemática da UFPel, através de seus alunos, realizou na última sexta feira (21) oficinas de textura em madeira e papietagem alusivas à Semana da Consciência Negra na Escola Estadual de Ensino Médio Areal.

As atividades foram direcionadas ao currículo (1ª a 4ª séries), aplicadas pelos alunos Helena de Faria, Mariana Garcia, Lanna Collares, Débora Alves, Tatiana Aldrighi, Alan Gonçalves, Paulo Roberto Cruz Junior e Paulo Paiva, oriundos do Curso de Artes Visuais – bacharelado em pintura, escultura e gravura e design gráfico, orientados pelas professora Rosemar Gomes Lemos, a desenhista Catharina  Motta (UFPel) e a professora Dóris Beirsdorf (E.E.E.M.Areal), colaborando também as professoras  da escola e a aluna Lisiane Lemos do Curso de Direito da UFPel. A contextualização dos trabalhos foi feita explicando a importância da colaboração da etnia negra para a formação da cultura brasileira.

As atividades inserem-se no projeto de extensão “De mãos dadas com nossas raízes e nossos irmãos”, do qual o grupo faz parte e que resulta de convênio firmado entre o Departamento e a escola do Areal , iniciado este ano , sendo de grande valia para ambas as instituições no que concerne ao crescimento dos corpos discentes envolvidos.

Além destas atividades, os futuros bacharéis também atuam em outras frentes no mesmo projeto, utilizando os conhecimentos construídos nas áreas de computação gráfica e geometria, aperfeiçoando a identidade visual, a partir de criações dos alunos da escola.