Livro Vivências junto à pessoa idosa é lançado nesta terça(4)

3 de Novembro de 2008

imagem-019.jpg Será lançado às 18h desta terça-feira(4), na banca da Editora e Gráfica da UFPel na Feira do Livro de Pelotas, o livro “Vivências junto à pessoa idosa”, de autoria da professora doutora Maria da Glória Santana, da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel, representante da Universidade no Conselho Municipal do Idoso e no Fórum das Universidades  com ações voltadas para o envelhecimento humano. Conforme a autora, a obra representa a soma das energias de muitos profissionais da área da saúde que trabalham com a pessoa idosa. “Traz a imagem de uma colcha de retalhos, onde seus cotidianos se desvelam na pesquisa, na reflexão, na explicação e na intervenção sempre com esse direcionamento – o ser idoso”, observa.

A docente considera que sua concepção se deu a partir da vontade de registrar vários cenários onde os protagonistas são eles os idosos. Trata-se de uma obra direcionada aos estudantes da área da saúde, na intenção de sensibilizá-los sobre o tema, voltada às autoridades de saúde, civis e políticas, para refletirem sobre sua cumplicidade no que se refere aos direitos do cidadão idoso e também aos familiares, para que assim compreendam mais sobre o dia a dia do seu idoso. É direcionado o livro também à comunidade em geral, frente à necessidade emergente de informação sobre a terceira idade. “Esperamos que esta seja uma positiva contribuição na fundamentação do tema.Assim participam deste trabalho a UFPel, UCPel, Furg, UFRGS, Unisc, além de profissionais da área.