Lepaarq/ICH participa do pólo regional do Brasil Memória em Rede

30 de Outubro de 2008

O Laboratório de Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) do Instituto de Ciências Humanas(ICH/UFPel) participará, por meio de seu coordenador, o arqueólogo dr. Fábio Vergara Cerqueira, diretor do ICH e professor do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, e da arqueóloga Luciana da Silva Peixoto, aluna do mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, da atividade de capacitação e difusão de projetos de memória, promovida pelo, e organizada pelo Núcleo de Educação Patrimonial (NEP/UFSM), em Santa Maria, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

A atividade consistirá em um curso de capacitação voltado a instituições e profissionais que se dedicam ao tema da memória como agente promotor do desenvolvimento humano. Seguirá metodologia promovida pelo Museu da Pessoa.

O Brasil Memória em Rede (www.brasilmemoriaemrede.org.br) constitui-se em um programa do Ministério da Cultura, que tem como objetivo articular uma rede nacional de instituições e pessoas que valorizam o uso da memória como ferramenta para o desenvolvimento social e cultural do país. Conta com 510 participantes, de 24 estados brasileiros, representando organizações civis, órgãos governamentais, instituições privadas e universidades.

Organiza-se por meio de 11 pólos regionais. O Pólo Regional do Rio Grande do Sul está sediado no NEP/UFSM, coordenado pelo arqueólogo prof. dr. André Luís Ramos Soares.

A atividade de capacitação inclui entre seus objetivos a difusão de ações, projetos e métodos voltados ao trabalho com a memória. Pelo reconhecimento de seu trabalho, foram convidadas para esta capacitação as seguintes instituições do estado:

- TV Ovo

- Casa de Memória Edmundo Cardoso

- Museu Treze de Maio

- Centro de Memória do Oeste Catarinense - CEOM - Chapecó

- Laboratório de Pesquisas Antropológicas e Arqueológicas - LEPAARQ - Pelotas

- Núcleo de Estudos Japoneses - NEJA / UFRGS

- Memorial da Cultura e Imigração Japonesa  - Santa Maria

- Associação Italiana de Santa Maria - AISM

O convite ao Lepaarq deve-se ao seu reconhecimento adquirido por meio de vários projetos, ao longo dos últimos anos, na gestão de memória, pesquisa arqueológica e educação patrimonial, com destaque aos seguintes projetos:

- Memoriar - Programa Regional de Educação Patrimonial;

- Ações educativas voltadas ao Patrimônio arqueológico, por meio de exposições realizadas em Pelotas e na regiào e por meio da visitação guiada de escolas às dependências do Laboratório de Antropologia e Arqueologia da UFPel;

- Cartilha de Educação Patrimonial para crianças, versão HQ - “A Turminha do Patrimônio: Uma aventura Arqueológica”;

- Museu Etnográfico da Colônia Maciel;

- Projeto de Educação Patrimonial do Museu Etnográfico da Colônia Maciel;

- Exposições Itinerantes do Museu Etnográfico da Colônia Maciel;

- Projeto Circuito de Museus Étnicos;

- Inventário Nacional de Referências Culturais - INRC Doces Tradicionais de Pelotas;

- Promoção do “I Semínário Internacional de Turismo e Arqueologia: Patrimônio Natural e Patrimônio Cultural” (2004);

- Promoção do “Fórum Latino-Americano de Educação Patrimonial: arqueologia, museus e educaçào patrimonial (2008);

- Projeto de Pesquisa “Mapeamento Arqueológico de Pelotas e Região”;

- Projeto de Pesquisa “Mapeamento Arqueológico de da Região Sul do RS”;

- Projeto de Pesquisa “Salvamento Arqueológico de Área Urbana de  Pelotas”

- Projeto de Pesquisa “Arqueologia e Patrimônio da Ilha da Feitoria”

- Publicação do periódico científico ”Cadernos do Lepaarq. Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio”.

Ao longo do curso de capacitação, os representantes do Lepaarq/UFPel estarão ao mesmo tempo buscando novos conhecimentos para qualificar as iniciativas locais e divulgar os projetos desenvolvidos em Pelotas e na região sul.