Departamento de Economia da UFPel promove Seminário de Economia Financeira

28 de Outubro de 2008

O Departamento de Economia da UFPel  realiza nesta quarta e quinta-feira (29 e 30) o “Seminário de Economia Financeira – Mercado de Capitais: do ABC às Crises Financeiras”. O encontro será realizado no auditório do Centro de Integração do Mercosul, à rua Andrade Neves, 1529.

Na quarta-feira, a abertura do evento ocorrerá às 19h30min com a palestra do professor Nélson Seixas (Departamento de Economia da UFPel) e de Eugênio Santos da Rosa (Corretora Gradual). Ambos falarão sobre o tema “Mercado de Capitais: Que Mercado é Esse?”.

Na quinta-feira, a partir das 20h30min, os professores Anderson Denardin e Marcelo de Oliveira Passos (ambos do Departamento de Economia da UFPel) abordam o tema “Crise Financeira Americana: Que Crise é Essa?”.

Os participantes poderão fazer perguntas aos palestrantes. O público-alvo do evento são os acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas, empresários, economistas, profissionais de áreas afins, funcionários do setor público e comunidade em geral.As inscrições podem ser feitas no local do evento, pelo e-mail coordeco@ufpel.edu.br ou na Secretaria do Departamento de Economia da UFPel (localizada no Colégio Gonzaga).

Para os alunos da UFPel o valor da inscrição é R$ 5,00. Para os demais participantes, o preço é R$ 20,00. As inscrições são limitadas (90 vagas). Serão emitidos certificados aos participantes que possuírem presença mínima de 75% da carga horária total do seminário.

O evento tem como objetivos:

- Explicar como funciona o mercado de ações;·

- Quais são as oportunidades e os riscos de investir em ações;·

- Definir quais são as estratégias de investimento mais adequadas de acordo com o perfil de cada investidor;·

- Mostrar as diferenças entre as duas principais formas de se avaliar uma ação: a Análise Fundamentalista e a Análise Técnica;·

- Analisar por que e como a atual crise financeira ocorreu·

- Comentar as medidas recentes adotadas pelos principais bancos centrais do planeta·

- Discutir os efeitos da crise no Brasil e na economia mundial.·

- Verificar quais as medidas econômicas que o país pode adotar para evitar as conseqüências negativas da crise.

Programação

Dia 29 – Mercado de Capitais: Que Mercado é esse? - Palestrantes: Prof. Dr. Nelson Seixas dos Santos (UFPel), Eugenio Santos da Rosa (Corretora Gradual);

Dia 30 – Crise Financeira Americana: Que Crise é essa? - Palestrantes:· Prof. Dr. Anderson Denardin (UFPel), Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Passos (UFPel).