Curso de Biotecnologia é divulgado em escolas e cursinhos

28 de Outubro de 2008

O Curso de Biotecnologia da UFPel está sendo divulgado desde a Feira das Profissões do Cefet. Uma comissão composta pelo coordenador do curso, professor Tiago Collares, e alunos de pós-graduação e graduação em Biotecnologia têm visitado colégios e cursos pré-vestibulares. Eis as visitas feitas:

Curso Pré-Vestibular Mega
15/10 Palestra: O coordenador do curso, a professora de BBB Fabiana Seixas, Prodoc em Biotecnologia, e os alunos de graduação Fabrício, Marrí e Ingrid estiveram no curso pré-vestibular Mega falando sobre o novo curso de graduação da UFPel. A receptividade dos alunos e o interesse demonstrado indicam uma procura significativa anunciada para o vestibular de verão 2009.
Colégio Santa Mônica
16/10 Palestra: O professor Tiago Collares compareceu na escola para fazer contato com os alunos do 3º e 2º ano do ensino médio, acompanhado do professor Roberto da Biologia.
Colégio Gonzaga
20/10 Palestra: Os alunos de graduação em Biotecnologia Fernando, Fabrício, Ingrid e Elisa estiveram no colégio Gonzaga, junto do coordenador do curso, para falar sobre o curso, suas potencialidades, perspectivas e mercado de trabalho.
Colégio Pelotense
20/10 Visita ao Centro de Biotecnologia UFPel: Alunos do terceiro ano do colégio Pelotense e futuros vestibulandos da UFPel visitaram o Centro de Biotecnologia para conhecer a infra-estrutura do curso. Foram apresentados os principais laboratórios de pesquisa e suas linhas de atuação, desde a produção de vacinas até a manipulação de embriões. Os professores Fabricio Conceição, Fabiana Seixas e Tiago Collares receberam os alunos e apresentaram os laboratórios.
Colégio São José
22/10 Palestra: O professor Tiago Collares e os alunos Fernando Alves, Fabrício Nunes, Ingrid Aguiar e Mariana Remião participaram da exposição das perspectivas do novo curso a todos os terceiros anos do Colégio São José.
Escola Silvia Mello
22/10 Visita ao Centro de Biotecnologia feito por turmas do segundo e terceiro anos do colégio Silvia Mello.
Curso Pré-Vestibular Desafio
22/10 Palestra: O biólogo e mestrando em Biotecnologia Vinícius Farias Campos fez palestras para turmas do diurno e noturno do curso pré-vestibular desafio.
Escola Mário Quintana
23/10 Palestra: O professor Tiago Collares, a professora Fabiana Seixas e a aluna Marília Santos, egressa da escola MQ e atual aluna do curso de graduação em biotecnologia, realizaram palestra e discutiram assuntos relacionados à biotecnologia.

Curso Pré-Vestibular Teorema
23/10 Palestra: Foi promovida aos alunos do teorema pré-vestibular de Pelotas palestra sobre o curso de biotecnologia da UFPel, pelo professor Collares que abordou o tema durante uma hora.
Curso Pré-Vestibular Veiga
25/10 Mesa-Redonda sobre Profissões: No último sábado pela manhã os profissionais Guilherme Bicca (Médico), Marcelo Guarany (Dentista) e o professor Tiago Collares (Doutor em Biotecnologia), todos ex-alunos do curso pré-vestibular Veiga, falaram sobre oportunidades e sucessos de suas carreiras. Os cursos de Medicina, Odontologia e Biotecnologia tiveram suas interfaces abordadas e demonstradas aos alunos do Veiga que demonstraram-se entusiasmados com o novo curso de Biotecnologia da UFPel.

Estas ações de divulgação, diz o professor Collares, além de trazer um resultado positivo em relação a procura no vestibular, propicia a popularização da Biotecnologia. “Falar de Biotecnologia para a Sociedade desperta a curiosidade e a esperança na Ciência e Tecnologia Avançada na cura de doenças e na produção de novos produtos e processos aplicados à área médica, agropecuária e bioindústria. Essa é a nossa função”, disse o professor Collares. Através do site (www.ufpel.edu.br/biotecnologia) , que em quatro meses já recebeu mais de 9 mil acessos, o curso tem recebido e-mails e telefonemas de pais e alunos extremamente interessados na graduação. “Continuaremos trabalhando pesado pela divulgação de nosso curso e pela popularização de ciência avançada como a biotecnologia da UFPel, que completa 20 anos em novembro”, concluiu o coordenador.