Estudo avalia uso de serviço odontológico em Pelotas

20 de Outubro de 2008

Estudo realizado na cidade de Pelotas pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel apontou quantos indivíduos fazem uso dos serviços odontológicos de forma regular (consultas de rotina) e quais as características que possuem. Entende-se por uso dos serviços de forma regular a realização de consultas periodicamente, dando maior importância para procedimentos preventivos, sem apresentar uma queixa específica, como a dor. Desta maneira, o dentista tem um maior contato com o paciente, aproveitando para transmitir conhecimentos sobre como evitar problemas nos dentes e gengivas, além de esclarecer dúvidas sobre tratamentos.

Através do estudo pode-se observar que apenas um terço das pessoas com idade igual ou maior que 20 anos fazem uso dos serviços desta maneira. As mulheres utilizaram mais que os homens e os idosos são os que menos procuram assistência.

No serviço público, de cada 10 pessoas apenas duas aderem à prevenção. Ao levarmos em consideração toda a população da cidade de Pelotas podemos estimar que, aproximadamente 150 mil pessoas usam os serviços odontológicos apenas quando tem dor ou algum problema para resolver. Deixar um problema bucal se tornar mais grave pode ter um impacto negativo na qualidade de vida, impedindo que se façam atividades rotineiras, como ter que faltar do trabalho ou escola.

Priorizar consultas de rotina com o dentista pode ajudar para que as doenças bucais sejam tratadas ainda no início, sendo necessários procedimentos mais simples e de menor custo, além de proporcionar o diagnóstico precoce do câncer de boca. No entanto, é necessário estimular as pessoas sobre a importância de ir ao dentista regularmente, bem como, ter serviços disponíveis a população que priorizem este tipo de utilização.

A defesa da dissertação de mestrado do estudo denominado “Prevalência e fatores associados ao uso regular de serviço odontológico: Um estudo de base populacional” ocorrerá às 8h30min desta terça-feira(21), no Auditório Kurt Kloetzel do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel (antigo Hospital Santa Tereza). A banca examinadora será constituída pelos professores Aluísio Barros, UFPel (presidente), Juraci Cesar – Furg e UFPel, e Marco Peres – UFSC.