O professor Maurício Couto Polidori, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel) participa, de quarta à sexta-feira(
O primeiro se denomina “Centralidade, exclusão e o caso de Matinhos, PR, Brasil”, feito em parceria com a arquiteta e urbanista Maria Carolina Leal Polidori, e que trata de relações entre tecido urbano, estrutura social e ambiente natural, através da teoria de grafos, relacionando processos de exclusão sócio-espacial com interfaces em zonas de erosão marinha e contato com a Mata Atlântica, no município de Matinhos, no litoral do Paraná. O estudo identifica diferenciações morfológicas estruturais em cidades costeiras, sugerindo prioridades para o Plano Diretor.
O segundo tem o nome de “Simulação de crescimento urbano utilizando autômatos celulares e o caso de Pelotas, RS, Brasil”, apresentando simulações dinâmicas de crescimento urbano baseadas em autômatos celulares, em ambiente de SIG – Sistemas de Informações Geográficas. As simulações são realizadas com o caso da área urbana de Pelotas, trabalhando com cenários até o ano 2045 e sugerindo, diferentemente do que tem sido afirmado na literatura tradicional, que a alternância entre fragmentação e compacidade, variando no tempo e no espaço, podem ser indicadores de sustentabilidade.
Trabalhos com modelagem urbana, simulações e instrumentos auxiliares no planejamento são desenvolvidos como vertentes de pesquisa do Laboratório de Urbanismo da FAUrb e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo(Prograu), com aplicação em trabalhos de extensão e inserção no ensino de graduação.