Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Cesar Victora é nomeado presidente eleito da IEA

26 de Setembro de 2008


victora-discursando.jpgO professor Cesar Victora foi eleito, no último dia 24, durante o 18º Congresso Mundial e 7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, presidente da Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) para o período 2011/2013. Victora diz que não terá a rotina de professor e pesquisador alterada em função do cargo que assumirá em 2011, no próximo Congresso Mundial de Epidemiologia, a ser realizado na Escócia. “A presidência não implica em mudar de cidade ou deixar a docência”, explicou.  

O professor foi apresentado pela Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) como candidato ao cargo, por ser um pesquisador de nome e trabalho reconhecido internacionalmente. Victora concorreu com um brasileiro naturalizado canadense, Eduardo Franco.

 Um dos projetos do futuro presidente é desenvolver a epidemiologia nos países mais necessitados, como a África do Sul e Ásia.  Recentemente, Cesar Victora foi agraciado com o prêmio Abraham Horwitz da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), destinado aos profissionais que se destacaram na medicina e saúde pública da América Latina e Caribe. O professor viaja neste final de semana para receber a distinção na segunda-feira(29), em Washington, na reunião do Conselho Diretor da Opas, retornando às atividades no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel na próxima quinta-feira.

Seção: Notícias